Apucarana

Apucarana planta 17 mil árvores na área urbana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana planta 17 mil árvores na área urbana
Apucarana planta 17 mil árvores na área urbana

Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização, Apucarana fez nos últimos anos o plantio de 16.930 de árvores na área urbana. São espécies de porte menor, que causam menos conflitos com a rede de energia e diminuem os riscos com a queda de galhos. Com relação às árvores antigas, a Prefeitura mantém constante o trabalho de manutenção com a poda e, caso laudo técnico aponte necessidade, com a substituição.

continua após publicidade

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Viveiro Municipal, foram plantadas somente neste ano 4.480 mudas, contra as 4.350 em 2018, as 4.150 de 2017 e as 3.950 no ano de 2016. Trata-se de mudas de cerejeira, quaresmeira, ipê, aroeira salsa, manacá da serra, palmeira imperial, oiti e ibisco.

Segundo o prefeito de Apucarana, as mudas são plantadas diretamente pela equipe da Prefeitura ou em ações em parceria com a comunidade, escolas e instituições. “Na semana passada, por exemplo, foram plantadas 210 mudas de várias espécies no Jardim das Flores. As mudas com 1,80 de altura foram repassadas pela Prefeitura que também cedeu o trator para fazer as covas, enquanto a comunidade se mobilizou e fez o plantio”, explica Junior da Femac.

continua após publicidade

De acordo com ele, ação semelhante foi feita há cerca de um mês no Núcleo Habitacional João Paulo, onde foram plantas outras 120 mudas. “Além disso, a equipe da Prefeitura atua constantemente na substituição de árvores mortas, doentes ou que oferecem riscos para as pessoas”, frisa Junior da Femac.

O prefeito lembra ainda que o serviço de arborização abrange também praças e unidades de conservação. “No início deste ano, foi feito o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas no Parque da Raposa e no Parque das Araucárias. Foi uma compensação por árvores derrubadas pela Rodonorte nas obras de duplicação do Contorno Sul. O Município cedeu essas duas áreas para que a concessionária pudesse fazer o plantio”, observa Junior da Femac.

SUBSTITUIÇÃO PLANEJADA – O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobib, salienta que a maioria das árvores na área urbana foi plantada há décadas sem um planejamento adequado. “São espécies de grande porte e que foram plantadas indiscriminadamente, sendo que muitas delas debaixo da fiação da rede elétrica”, pontua Bobig.

continua após publicidade

O secretário afirma que o Município só autoriza o abate em casos de necessidade e que ofereçam riscos às pessoas, mediante registro fotográfico e a elaboração de um laudo técnico. “Além das ações de plantio que fazemos constantemente, estamos orientando as pessoas a fazer a substituição programada, que consiste primeiro no plantio de uma muda ao lado da árvore de grande porte. Somente depois quando essa muda crescer e se fixar, a pessoa poderá buscar a possibilidade do abate”, orienta Bobig.

Conforme o Código de Posturas do Município, cada imóvel deve ter pelo menos uma árvore plantada defronte à moradia. “Essa é uma das exigências para o Município liberar o Habite-se. Quando a nossa equipe vai ao local para verificar se foi feita a correta destinação dos resíduos gerados no período de construção , também verificamos se existe uma árvore plantada defronte o imóvel”, frisa Bobig.

PODAS E ABATES – A Prefeitura de Apucarana conta com uma única equipe para o serviço de poda e abate de árvores. No entanto, o número é insuficiente para atender a quantidade de pedidos que diariamente são protocolados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Atualmente, a demanda represada é de mais de 800 processos. Diante deste cenário, o prefeito de Apucarana determinou a abertura de licitação para a contratação de uma empresa terceirizada que reforçará o serviço. “O processo na modalidade pregão acontecerá no dia 18 e definirá a empresa que será contratada para serviços de substituição, poda e limpeza de galhos secos, poda de levante e poda técnica de árvores”, detalha Junior da Femac.

Tags relacionadas: #Apucarana #ARBORIZAÇÃO