Apucarana

Câmara de Apucarana recebe coral de pacientes do setor de oncologia do Hospital da Providência

Da Redação ·
Coral da oncologia do Hospital da Providência
Coral da oncologia do Hospital da Providência

A Câmara Municipal de Apucarana recebeu para uma apresentação especial, na sessão desta terça-feira (29) o Coral “Belas Mulheres Escolhidas por Deus”, formado por pacientes da Oncologia do Hospital da Providência de Apucarana.  O grupo, com onze integrantes, tem como objetivo acolher as pessoas que chegam para o tratamento na Oncologia do Hospital da Providência e também alertar para a prevenção e as formas de tratamento. No plenário, após uma conversa com os vereadores, vereadora, público e servidores, fizeram duas apresentações. Além da música que preparam, uma capela foi improvisada e aplaudida por todos os presentes.
O presidente do Legislativo, Luciano Molina (Rede), agradeceu ao Coral, parabenizando a iniciativa e o trabalho que realiza. “São mulheres fortes, guerreiras. Tivemos um brilho especial na última sessão de outubro e fechamos o mês, que já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, fortalecendo as ações de conscientização e com um relato das ações e números da 16ª Regional de Saúde”, destacou o presidente.

A enfermeira Edileusa Nardi, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que esteve presente na Sessão, acompanhada do Chefe da 16ª RS, médico Altimar Carletto, também falou sobre o Outubro Rosa e o fechamento das atividades do mês. “O laço rosa simboliza a ação de prevenção contra o câncer de mama. Escolheram a cor rosa no mês de outubro, mas lembrando que o outubro rosa não é só um mês e sim deve ser instituído em todos os meses do ano nas ações preventivas”, disse. “Na Regional de Saúde de Apucarana existe uma linha de cuidados estabelecida com todos os pontos de atenção”, disse.

A enfermeira explicou ainda a origem do câncer de mama e todas as formas de tratamento. “A mamografia de rastreamento deve ser feita. O câncer de mama está em 1º lugar na Regional de Apucarana. Em 2018, tivemos 21 casos e em 2019, 15 casos por enquanto, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. E tivemos o registro de um óbito em 2019, por câncer de mama em um homem. Eles também têm que ficar atentos e fazer as ações de prevenção”, disse.

 

 

 

continua após publicidade
Tags relacionadas: #Câmara #coral #Oncologia