Apucarana

Prefeitura está formatando a implantação do espanhol na rede municipal de Apucarana 

Da Redação ·
Em julho, prefeito anunciou que o idioma será incluído na grade das escolas municipais a partir de 2020.​ Foto: Reporodução
Em julho, prefeito anunciou que o idioma será incluído na grade das escolas municipais a partir de 2020.​ Foto: Reporodução

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, afirmou que a implantação do ensino de espanhol na rede municipal está sendo formatado. Em julho deste ano, ele anunciou que o idioma será incluído na grade das escolas municipais a partir de 2020.

continua após publicidade

De acordo com o prefeito, ainda não há previsão de concurso público. Inicialmente, os professores que tem formação em Letras/Espanhol que já atuam na Autarquia Municipal de Educação (AME) terão prioridade para ministrar as aulas.

"Também vamos aproveitar estagiários do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, e de outras instituições de ensino que ofertam o curso", disse o prefeito.  A forma como esse ensino será implantado ainda será definida, podendo ser através de um convênio com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ou com a abertura de concurso público para a contratação dos professores.

continua após publicidade

A coordenadora do curso de Letras Espanhol da Unespar, Amábile Piacentine Drogui enfatiza a importância do contato com diferentes idiomas desde a educação infantil. "Consideramos uma grande conquista para nossas crianças; aprender outras línguas na infância ativa a memória fonética, facilitando seu desenvolvimento na adolescência e na fase adulta. Estamos a total disposição para contribuir em tudo que nos requisitarem", salienta. 

A coordenadora diz que espera que o ensino do idioma seja ofertado em todas as séries da educação infantil e em todas as séries do ensino fundamental 1 para que ocorre um aproveitamento máximo por parte dos alunos. Conforme anunciado pela prefeitura em julho, o idioma será ofertado a partir do 1º semestre do ano que vem.

2º IDIOMA MAIS FALADO NO MUNDO
Levantamento do Instituto Cervantes aponta o  espanhol como a segunda língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim. Ocupa também o segundo lugar nas redes sociais mais importantes da atualidade, é opção nos exames específicos para ingresso nas universidades brasileiras, também sendo aceito nos programas de mestrado e doutorado de distintas áreas do conhecimento. Além da relevância do espanhol no mundo, o Brasil está geograficamente localizado entre sete países hispano-falantes. 

Tags relacionadas: #Apucarana #Espanhol