Apucarana

Prefeitura de Apucarana vai adequar rampas fora do padrão

Da Redação ·
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta semana a adequação de rampas de acessibilidade que estão fora do padrão. O trabalho começou pela Avenida Curitiba e se estenderá, nesta primeira etapa, para toda a área central. Além das adaptações, também serão instaladas rampas onde atualmente não existe esse dispositivo de acessibilidade. 

continua após publicidade

De acordo com o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, o Município vem avançando desde 2013 em mobilidade urbana. “Desde o início da gestão Beto Preto a instalação de rampas de acessibilidade vem sendo prioridade, serviço que estamos dando continuidade. Neste período, já foram instaladas cerca de 2 mil rampas e agora vamos também fazer adaptações naquelas que estão fora do padrão”, frisa Junior da Femac.

De acordo com ele, esta ação faz parte do Programa Viver 80, que busca valorizar os idosos em todas as áreas, como saúde, lazer, educação e atividades físicas. “A mobilidade urbana é mais uma questão que exige da administração um cuidado especial e que está dentro do contexto de proporcionar a essa faixa etária mais qualidade de vida”, frisa Junior da Femac, lembrando que a medida também atenderá gestantes, cadeirantes e mães conduzindo carrinhos de bebês.  

continua após publicidade

Segundo o superintendente municipal de Obras, Helligtonn Gomes Martins (Tom), somente na Avenida Curitiba deverão ser adaptados cerca de 50 pontos. “São situações em que há degrau ou desnível acentuado. Estamos diminuindo essa inclinação para deixar o ponto dentro das normas de acessibilidade”, explica Tom.

Em cada esquina, devem existir quatro rampas. “Estamos verificando todos os locais. Onde não existe vamos instalar a rampa e, nos casos em que estão fora do padrão, providenciaremos a correção da inconformidade. É uma determinação do prefeito Junior da Femac, que está priorizando nesta etapa a área central em razão do Natal e do Ano Novo, período em que o centro registra grande movimento de pedestres”, afirma Tom, acrescentando que na sequência o serviço será expandido para os bairros. 

Tags relacionadas: #acessibilidade #Apucarana