Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Prefeito é homenageado nos 42 anos do 10º BPM

.

Com a presença da Banda da Polícia Militar do Paraná e desfile do pelotão de veteranos, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana comemorou nesta quinta-feira (24/10)  o 42º aniversário. A solenidade, realizada nas dependências do 10º BPM, foi marcada por homenagens a autoridades e a militares da ativa e da reserva.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, recebeu a medalha de mérito do 10º Batalhão, honraria destinada a homenagear militares e também civis e entidades por serviços prestados na área de segurança pública. Além do prefeito de Apucarana, 24 militares foram agraciados com a medalha. Outros nove militares também foram homenageados com a entrega de certificados por desempenho profissional.

A solenidade foi presidida pelo coronel José Luiz de Oliveira, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, e teve ainda as presenças do tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, do tenente-coronel Alexandre Colombo, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec), do major André Lopes, comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros, de Alessandro Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana, do deputado estadual Arilson Chiorato, e do prefeito de Cambira, Emerson Toledo, além de autoridades do Judiciário, Ministério Público e eclesiásticas.

O prefeito de Apucarana destacou a redução nos índices de criminalidade obtidos pelo 10º  BPM, salientando que o resultado é fruto do empenho do efetivo. “Vestir a farda é fazer uma declaração de que o militar colocará a sua vida para proteger a dos outros e para guardar o patrimônio construído pelas famílias. Fazem isso enfrentando a morte e perigos. O 10º BPM faz isso não por um dia ou por semanas, mas por 42 anos”, frisa Junior da Femac.

O coronel José Luiz de Oliveira afirma que o 10º BPM tem o melhor desempenho entre as oito unidades que integram o 2º Comando Regional da Polícia Militar. “O 2º Comando Regional abrange todo o Norte do Paraná e o 10º Batalhão vem apresentando números muito bons, sendo a unidade que mais tem reduzido os índices de criminalidade em relação ao ano passado”, reitera o coronel.

O tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso cita como exemplo do trabalho a atuação ocorrida na última madrugada, quando a Polícia Militar apreendeu 30 quilos de entorpecentes e efetuou a prisão de uma pessoa envolvida em roubo, mediante violência, ocorrido recentemente. “A nossa estratégia está baseada principalmente no trabalho preventivo, mas há o trabalho ostensivo e a repressão imediata. Muitos crimes acontecem e nosso efetivo, usando de tino policial, faz diligências e prende seus autores”, pontua o comandante do 10º BPM.

HISTÓRICO – O 10º Batalhão de Polícia Militar é oriundo do 5º Batalhão de Polícia Militar de Londrina/PR. Assumiu a responsabilidade de policiamento ostensivo preventivo atuando em 17 municípios da região do Vale do Ivaí no dia 19 de Abril de 1977, através do decreto Lei nº 3289, quando foi criado o 10º BPM, sendo inaugurado no dia 24 de outubro de 1977. Teve sua primeira sede na Rua Clevelândia e, no final do ano de 1982, foi transferido para atual sede na BR 369, Km 209, saída para Maringá. Cabe ao 10º Batalhão de Polícia Militar, cujo efetivo atual é de 239 integrantes, promover a segurança preventiva, ostensiva e repressiva.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber