Apucarana

Economia Solidária participa do Apucarana Fashion Day

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Economia Solidária participa do Apucarana Fashion Day
Economia Solidária participa do Apucarana Fashion Day

O Projeto Bromélia, do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, está expondo os produtos que desenvolve em um estande na 5ª edição do Apucarana Fashion Day. As empreendedoras criam objetos de decoração e utilitários a partir, exclusivamente, de resíduos têxteis descartados pelas indústrias de confecção da cidade.

continua após publicidade

A idealizadora do projeto, Cassiana Torresan, acredita que cerca de 500 kilos de resíduos têxteis foram doados até o momento. No ateliê do Projeto Bromélia, que fica no Espaço Empreender, ela, Sarita Baldini e Rosana de Castro transformam o que seria jogado fora em bolsas, tapetes, almofadas, forro de cadeiras e o que mais a imaginação e os materiais permitirem. “Nós fazemos os produtos de acordo com o tipo de material de que dispomos”, diz Cassiana, que criou agulhas de tricô especiais, com cano de PVC e durepoxi, para elaborar as peças.  

Para a superintendente da secretaria da Mulher e Assuntos da Família Bete Berton, o Projeto Bromélia está dando o primeiro passo no processo de consolidação. “É uma iniciativa maravilhosa de nossas artesãs, que denota grande preocupação com o meio ambiente ao mesmo tempo em que gera trabalho e renda. A custo zero, podemos ver a transformação do resíduo têxtil das indústrias da cidade em objetos decorativos e utilitários. Mas o projeto ainda está em seus primeiros passos, precisa de mais estrutura para se consolidar”, destaca.

continua após publicidade

Bete Berton também disse que o Projeto Bromélia necessita de doação de máquinas de costura no laboratório de produção para que possa crescer. Ela espera que a iniciativa das empreendedoras econômico-solidárias sensibilize os empresários de confecção e a população da cidade para dar sequência ao projeto.

Tags relacionadas: #Apucarana #Fashion Day