Apucarana

Nova captação eleva abastecimento de água em “São Domingos”

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Nova captação eleva abastecimento de água em “São Domingos”
Nova captação eleva abastecimento de água em “São Domingos”

A Prefeitura de Apucarana está perfurando um novo poço artesiano no Distrito de São Domingos. O andamento dos serviços foi conferido de perto nesta quarta-feira (16) pelo prefeito Júnior da Femac. Segundo explica ele, o atual poço atual tem 60 metros de profundidade e, há 40 anos em atividade, vem apresentando baixa vazão, fornecendo apenas três metros cúbicos por hora.

continua após publicidade

“O novo poço que estamos viabilizando terá cerca de 100 metros de profundidade e a vazão será em torno de 20 metros cúbicos por hora. Quase sete vezes maior que a atual, com isso vamos garantir água em quantidade e qualidade para as cerca de 100 famílias que moram no São Domingos, seja no patrimônio e também na zona rural do entorno”, destaca o prefeito.

Além do consumo humano, a água gerada pela nova captação também será utilizada para as atividades diversas das propriedades rurais da região. “Vamos furar outros poços, sendo que a próxima localidade a ser atendida será a do Distrito de Caixa de São Pedro”, informa Júnior da Femac.

continua após publicidade

Os projetos são viabilizados em parceria pelas secretarias Municipais de Serviços Públicos e Gestão Pública. Os serviços são executados pela empresa Água Limpa Poços Artesianos Ltda, de Londrina, vencedora da licitação. 

“Estamos fazendo um mapeamento das comunidades rurais para diagnosticar com exatidão o panorama atual deste setor de abastecimento de água potável. Identificando necessidades de ampliação, realizaremos os investimentos necessários visando perfuração de novo poço”, confirma Nicolai Cernescu Júnior, secretário Municipal de Gestão Pública. O valor por metro quadrado perfurado é de R$195, financiados com recursos municipais.

Tags relacionadas: #Apucarana