A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) autorizou a abertura de 16 cursos gratuitos nos colégios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana. As inscrições começaram ontem e seguem até dia 24 de outubro sem cobrança de taxa. No município sede foram liberados cursos de Administração, Recursos Humanos, Estética, Enfermagem e Transações Imobiliárias, no Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo; Formação de Docentes, no Colégio Estadual Nilo Cairo; Meio Ambiente e Agropecuária (integral e subsequente) no Colégio de Educação Agrícola Manoel Ribas.
“Para quem terminou o 9º ano pode fazer o curso de Agropecuária integrado com o Ensino Médio, com duração de três anos”, explica o vice-diretor do colégio agrícola, Anderson José Bellini.
Já quem deseja cursar Agropecuária em período integral, a instituição disponibiliza alojamento. Já na modalidade subsequente, para concluintes do Ensino Médio a duração é de 1 ano e meio.
Ainda segundo Bellini o colégio deve ofertar também o curso de Agronegócio, que não foi oficialmente divulgado pelo NRE. Ele destaca que a principal vantagem dos cursos profissionalizantes é que os alunos concluem o Ensino Médio com uma profissão. Além disso, considera o Agronegócio como uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho.
“O grande destaque do curso técnico é que ao terminar o Ensino Médio o aluno já tem uma profissão e já está habilitado para trabalhar. Além disso a área que sustenta a economia do país é o agronegócio. A cada três empregos gerados no Brasil, um é pelo Agronegócio”, ressalta.
REGIÃO
Em Arapongas, o NRE confirmou cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Enfermagem no Colégio estadual Antônio Garcez Novaes e Formação em Docentes no Colégio Estadual Emílio de Menezes. O curso técnico em Formação de Docentes também será oferecido pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), em Jandaia do Sul; no Colégio Estadual Érico Veríssimo, em Faxinal; no Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande, em Marilândia do Sul e no Colégio Estadual João Plath, em Mauá da Serra.
Quem deseja se inscrever deve procurar a instituição que oferta o curso de interesse munido com comprovante de rendimentos ou declaração, documentos pessoais, comprovante de residência e boletim escolar. As novas turmas começam no primeiro semestre de 2020 e os cursos são totalmente gratuitos.
Deixe seu comentário sobre: "Colégios da região ofertam 16 cursos técnicos"