Apucarana

Festa do Café de Apucarana completa 15 anos

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Festa do Café de Apucarana completa 15 anos
Festa do Café de Apucarana completa 15 anos

Já tradicional no calendário de eventos do município, a Festa do Café de Apucarana chega à décima quinta edição. Um misto de encontro técnico e festivo, a programação será desenvolvida de quinta-feira a sábado (03 a 05/10) no Distrito de Pirapó, com exposição diária de maquinários agrícolas, feira de hortifruti e produtos orgânicos. Na parte da noite, a população poderá acompanhar shows musicais gratuitos e aproveitar as opções gastronômicas da praça de alimentação.

continua após publicidade

O prefeito Júnior da Femac convida a população de Apucarana e região para prestigiar os 15 anos da festa. “Trata-se de uma festa familiar que cresce a cada novo ano. Criada para celebrar a riqueza histórica que a cafeicultura simboliza para o município e todo o Vale do Ivaí, esperamos bater recorde de público neste ano, por isso convidamos a todos para prestigiar a Festa do Café de Apucarana, preparada com muito carinho para atender tecnicamente nossos cafeicultores e também a população em geral, com muitas opções de lazer”, disse o prefeito.

Ele salienta que Apucarana está em uma das regiões mais ricas do Brasil e do mundo para esta cultura. “O café, também chamado de “ouro verde”, tem grande parcela de contribuição para o desenvolvimento do nosso município. A cafeicultura foi o início de tudo com os pioneiros e faz parte da identidade da nossa Apucarana e região. Hoje nossos cafeicultores produzem uma bebida de qualidade premiada seguidamente em concursos, com destaque ao estilo “gourmet”, pontua Júnior da Femac.

continua após publicidade

Uma realização da Prefeitura de Apucarana, em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores de Apucarana/Pirapó, e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a 15ª Festa do Café de Apucarana, no Distrito de Pirapó, tem início quinta-feira (03/10) às 19 horas, com abertura da praça de alimentação e show de talentos. A partir das 22 horas, show com o cantor sertanejo Loubet.

Na sexta-feira (04/10), a partir das 19 horas, acontece o concurso do melhor bolo de café e, às 22 horas, show com o cantor Juliano Cézar, com apresentação de Marco Brasil. A programação do sábado (05/10), tem início às 11 horas com praça de alimentação, roda de viola, degustação de cafés e show de talentos. A partir das 22 horas, a 15ª Festa do Café de Apucarana será encerrada com show do Trio Bravana.

O presidente da Associação dos Cafeicultores do Pirapó, Mauro Machado, frisa o empenho da prefeitura na viabilização do evento. “Agradecemos a administração, através do prefeito Júnior da Femac, que vem desenvolvendo um grande trabalho. O Pirapó vem recebendo muitos investimentos e esta festa, que completa 15 anos, é um grande orgulho para todos nos apucaranenses. Vai ser mais um sucesso, com certeza. A programação traz muitas atrações para todas as idades. Contamos com a presença de muitas pessoas da cidade e região”, disse Machado.

Apoio à cafeicultura – Além do solo e do clima regional serem propícios para a cafeicultura, o prefeito Júnior da Femac lembra que a prefeitura também contribui através do Programa Terra Forte Cafeicultura que, além de assessoria técnica, repassa – de forma subsidiada – mudas de qualidade para os produtores “A cafeicultura é o segundo produto agrícola mais produzido em Apucarana, simbolizando 8% do total da área de plantio”, comenta. O primeiro lugar é ocupado pelo soja. “Recentemente também entregamos à Associação dos Cafeicultores do Pirapó, em regime de cessão de uso, uma plantadeira de café com capacidade para plantio de 20 mil mudas/dia”, frisa o prefeito de Apucarana. A máquina custou R$48 mil e foi integrada ao patrimônio do Município, sendo repassada em regime de comodato aos produtores.

Tags relacionadas: #Apucarana #café #FESTA