Apucarana

Saúde faz mutirão de exames preventivos contra o câncer

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saúde faz mutirão de exames preventivos contra o câncer
Saúde faz mutirão de exames preventivos contra o câncer

Um novo mutirão de intensificação na prevenção do câncer de colo do útero e de mama foi promovido ontem neste sábado (28) pela Autarquia Municipal de saúde de Apucarana. A campanha educativa e preventiva vem sendo promovida regularmente desde 2013, quando o médico Beto Preto assumiu a Prefeitura de Apucarana e agora o trabalho tem seqüência na gestão do prefeito Junior da Femac.

continua após publicidade

Neste sábado em mais um “Dia de Intensificação da Coleta do Exame Preventivo”, na Autarquia Municipal de Saúde, a previsão era de que até o final da tarde seriam atendidas cerca de duzentas mulheres na faixa etária dos 25 a 64 anos. Em março deste ano, mais de trezentas mulheres realizaram o preventivo do câncer do colo do útero e cerca de duzentas agendaram a mamografia.

O prefeito Junior da Femac, acompanhou o mutirão na AMS e conversou com algumas mulheres. Ele explicou que, normalmente, o exame preventivo é oferecido em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana, pelo menos uma vez por semana. “Ainda, em duas ocasiões durante o ano, são disponibilizados atendimentos especiais como o deste sábado. Isso acontece normalmente no mês de março e também durante a campanha do Outubro Rosa”, informou Junior.

continua após publicidade

O chamamento da Autarquia Municipal de Saúde reforça o alerta às mulheres, pois com o exame é possível identificar lesões precursoras de câncer que, quando descobertas nesta fase, têm 100% de chances de cura. O câncer do colo do útero é o terceiro mais freqüente na população feminina do Brasil, com a ocorrência de quase 18 mil novos casos anualmente.

ALERTA – O Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer, recomenda que o início da coleta para o exame citopatológico seja aos 25 anos de idade para mulheres que já tiveram ou têm atividades sexuais. Os primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e os periódicos devem seguir até os 64 anos de idade. Para mulheres com mais de 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame, deve-se realizar dois exames com intervalos de um a três anos.

Tags relacionadas: #Apucarana #mulher #SAÚDE