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Apucarana encaminha ao DER projeto de engenharia para duplicação de acesso

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, deverá encaminhar nos próximos dias o projeto de engenharia para a duplicação de uma das entradas da cidade. Trata-se de um trecho de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o viaduto do Co

Da Redação

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Apucarana encaminha ao DER projeto de engenharia para duplicação de acesso
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Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2019, 18:17:00 Editado em 27.09.2019, 18:22:48
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O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, deverá encaminhar nos próximos dias o projeto de engenharia para a duplicação de uma das entradas da cidade. Trata-se de um trecho de 3,3 quilômetros da Rodovia PR-340 (Avenida Minas Gerais), entre o viaduto do Contorno Sul da BR-376 e a Praça Tibagi, nas imediações do Estádio Municipal Olímpio Barreto.

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O assunto foi discutido nesta sexta-feira (27/09) pelo prefeito, em reunião com os engenheiros Ramirez Colodel, da Superintendência Regional Ponta Grossa do DER-PR, e Ademar Kahl Santos e Emerson Cooper Coelho, do Consórcio Esteio Conspel que presta consultoria ao DER. Também participaram da reunião, que tratou ainda de diversos outros assuntos, o secretário municipal de Obras, Herivelto Moreno, e o vereador Marcos da Vila Reis.

De acordo com o prefeito, o projeto de engenharia foi elaborado pela Depai Empreendimento Ltda, empresa contratada pelo Município pelo valor de R$ 180 mil. “Os volumes que compõe o projeto contém a memória descritiva e a justificativa do projeto, descrevendo de forma ampla e abrangente os estudos realizados, suas conclusões e recomendações”, afirma Junior da Femac, informando que nos próximos dias irá protocolar o projeto na superintendência de Ponta Grossa do DER, órgão responsável pela avaliação e aprovação do projeto.

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O projeto de engenharia prevê serviços terraplanagem, de pavimentação asfáltica, drenagem, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e urbanismo. “Hoje existem três faixas de rolamento, sendo duas no sentido Califórnia-Apucarana e uma no sentido contrário. Com mais uma faixa de rolamento e outras adequações, o trecho ficará mais seguro e com um melhor fluxo de veículos”, avalia Junior da Femac.

Para a elaboração do projeto, foram realizados diversos estudos, entre eles de tráfego, de traçado, topográfico, hidrológico, geolócido e de segurança de trânsito. Uma estimativa preliminar indica que a execução da obra vai absorver cerca de R$ 5 milhões, que serão custeados com recursos já assegurados junto ao Governo Ratinho Júnior.

O prefeito afirma ainda que a obra há anos se faz necessária devido à expansão industrial e habitacional. “Nesta região a iniciativa privada está presente, com grandes empresas já fixadas há tempo e outras chegando. De um outro lado, o poder público através da gestão Beto Preto, vem promovendo a expansão industrial, com a estruturação do Parque da Juruba, e a expansão habitacional, com o Conjunto Habitacional Fariz Gebrim”, observa o prefeito, lembrando ainda a existência de importantes bairros no trecho, como o Núcleo Habitacional Adriano Correia e o Núcleo Habitacional Michel Soni (Recanto do Lago), além do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

OUTRAS DEMANDAS – O prefeito Junior da Femac aproveitou o encontro para tratar de diversos outros assuntos com o DER, como a desapropriação de áreas para a implantação do acesso no Contorno Sul, na intersecção entre a rodovia e a estrada que liga ao município de Rio Bom. “Também discutimos melhorias no acesso às chácaras, na região do Jardim Curitiba, nas proximidades da trincheira instalada em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, e também sobre intervenções na intersecção do Contorno Sul com a BR 376, nas proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar, completa Junior da Femac.

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