MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana

Nesta segunda-feira (23), o escritor e compositor Rafael Ferreira Vieira em parceria com a pesquisadora, filósofa e ilustradora Camila Berehulka, vão ministrar a palestra "Rap e suas estruturas", às 16 horas, no auditório do Sesc de Apucarana. A palestra

Da Redação

·
Rafa na Raça e Camila Berehulka. Foto: Divulgação/Sesc
Icone Camera Foto por Reprodução
Rafa na Raça e Camila Berehulka. Foto: Divulgação/Sesc
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2019, 18:59:00 Editado em 22.09.2019, 19:42:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta segunda-feira (23), o escritor e compositor Rafael Ferreira Vieira em parceria com a pesquisadora, filósofa e ilustradora Camila Berehulka, vão ministrar a palestra "Rap e suas estruturas", às 16 horas, no auditório do Sesc de Apucarana. A palestra faz parte da programação da 38ª edição da Semana Literária. 

continua após publicidade

O propósito do projeto é mostrar a riqueza literária e filosófica construída pela linguagem da cultura hip-hop. Durante a palestra, a filósofa Camila Berehulka analisará as letras de referências nacionais dentro do rap, e também falará sobre as estruturas sociais, históricas e linguísticas desenvolvidas por essa cultura. O artista, também conhecido como Rafa na Raça, apresentará um show de seu projeto 'Brasil Navalha', com participação do grupo de rap apucaranense 'SulReal'.

Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana
Foto por Reprodução

(Grupo de rap SulReal apresentará seu show durante as palestras. Foto: Divulgação)

continua após publicidade

"O rap sempre foi desconsiderado como arte. Sempre foi rejeitado pela própria comunidade da música popular brasileira. E agora está atingindo espaços, conquistando territórios tangíveis e intangíveis, os quais a gente nunca imaginou. Hoje o rap está em todos os lugares. O rap é 'mainstream' e nem por isso perde sua identidade revolucionária enquanto cultura periférica. O rap nasce da precariedade, mas não pretende permanecer nela", analisa o escritor e compositor. 

Vieira observa ainda que, falar sobre o rap enquanto literatura é extremamente necessário para uma maior compreensão das realidades periféricas. "A literatura desenvolvida nas comunidades de periferia tem dado significado à vida de vários jovens que provavelmente não teriam a mínima chance de construir conhecimento através da sua própria realidade, se não fosse também pela cultura hip-hop, assim transformando a realidade de outras pessoas", assinala. 

A palestra também será ministrada na terça-feira (24), às 19 horas no campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); na quarta-feira (25), às 14h até as 15h30, e das 19h30 até as 21h, no Sesc de Cornélio Procópio; na sexta-feira (27), no Sesc de Jacarezinho das 10h até as 12h, e das 14h até as 16h. No dia 23 de outubro, a palestra retorna a Apucarana, desta vez na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em horário a ser definido. 

continua após publicidade

Clique aqui e confira a programação da semana literária do Sesc Apucarana.

PERFIL
Camila Berehulka é pesquisadora, professora, ilustradora. Concluiu seu mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e segue pesquisando, como doutoranda do Departamento de Filosofia da mesma Universidade, a filosofia de Schopenhauer, especialmente a área de Estética e Ética. Na literatura, sua atenção se volta para a poesia de Augusto dos Anjos, com o qual consegue trabalhar muito bem a relação literatura e filosofia. Nas artes, desenha e ilustra temas dos mais variados, ocupando-se no momento em ilustrar seu texto de filosofia para crianças.

Rafael Ferreira Vieira é cantor, compositor e escritor. Autor do livro Perplexia, inaugura uma poesia repleta de neologismos e reflexões sobre questões sociais e imbuída de um caráter filosófico, pela expressão de conclusões sobre o mundo e sobre as realidades as quais presencia, característica de uma poesia fortemente relacionada com a cultura Hip-hop.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!