Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana

.

Rafa na Raça e Camila Berehulka. Foto: Divulgação/Sesc
Rafa na Raça e Camila Berehulka. Foto: Divulgação/Sesc

Nesta segunda-feira (23), o escritor e compositor Rafael Ferreira Vieira em parceria com a pesquisadora, filósofa e ilustradora Camila Berehulka, vão ministrar a palestra "Rap e suas estruturas", às 16 horas, no auditório do Sesc de Apucarana. A palestra faz parte da programação da 38ª edição da Semana Literária. 

O propósito do projeto é mostrar a riqueza literária e filosófica construída pela linguagem da cultura hip-hop. Durante a palestra, a filósofa Camila Berehulka analisará as letras de referências nacionais dentro do rap, e também falará sobre as estruturas sociais, históricas e linguísticas desenvolvidas por essa cultura. O artista, também conhecido como Rafa na Raça, apresentará um show de seu projeto 'Brasil Navalha', com participação do grupo de rap apucaranense 'SulReal'.

(Grupo de rap SulReal apresentará seu show durante as palestras. Foto: Divulgação)

"O rap sempre foi desconsiderado como arte. Sempre foi rejeitado pela própria comunidade da música popular brasileira. E agora está atingindo espaços, conquistando territórios tangíveis e intangíveis, os quais a gente nunca imaginou. Hoje o rap está em todos os lugares. O rap é 'mainstream' e nem por isso perde sua identidade revolucionária enquanto cultura periférica. O rap nasce da precariedade, mas não pretende permanecer nela", analisa o escritor e compositor. 

Vieira observa ainda que, falar sobre o rap enquanto literatura é extremamente necessário para uma maior compreensão das realidades periféricas. "A literatura desenvolvida nas comunidades de periferia tem dado significado à vida de vários jovens que provavelmente não teriam a mínima chance de construir conhecimento através da sua própria realidade, se não fosse também pela cultura hip-hop, assim transformando a realidade de outras pessoas", assinala. 

A palestra também será ministrada na terça-feira (24), às 19 horas no campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); na quarta-feira (25), às 14h até as 15h30, e das 19h30 até as 21h, no Sesc de Cornélio Procópio; na sexta-feira (27), no Sesc de Jacarezinho das 10h até as 12h, e das 14h até as 16h. No dia 23 de outubro, a palestra retorna a Apucarana, desta vez na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em horário a ser definido. 

Clique aqui e confira a programação da semana literária do Sesc Apucarana.

PERFIL
Camila Berehulka é pesquisadora, professora, ilustradora. Concluiu seu mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e segue pesquisando, como doutoranda do Departamento de Filosofia da mesma Universidade, a filosofia de Schopenhauer, especialmente a área de Estética e Ética. Na literatura, sua atenção se volta para a poesia de Augusto dos Anjos, com o qual consegue trabalhar muito bem a relação literatura e filosofia. Nas artes, desenha e ilustra temas dos mais variados, ocupando-se no momento em ilustrar seu texto de filosofia para crianças.

Rafael Ferreira Vieira é cantor, compositor e escritor. Autor do livro Perplexia, inaugura uma poesia repleta de neologismos e reflexões sobre questões sociais e imbuída de um caráter filosófico, pela expressão de conclusões sobre o mundo e sobre as realidades as quais presencia, característica de uma poesia fortemente relacionada com a cultura Hip-hop.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber