Mais lidas
Ver todos

    Apucarana

    Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana

    Rafa na Raça e Camila Berehulka. Foto: Divulgação/Sesc
    Foto por
    Escrito por Cindy Santos
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Nesta segunda-feira (23), o escritor e compositor Rafael Ferreira Vieira em parceria com a pesquisadora, filósofa e ilustradora Camila Berehulka, vão ministrar a palestra "Rap e suas estruturas", às 16 horas, no auditório do Sesc de Apucarana. A palestra faz parte da programação da 38ª edição da Semana Literária. 

    O propósito do projeto é mostrar a riqueza literária e filosófica construída pela linguagem da cultura hip-hop. Durante a palestra, a filósofa Camila Berehulka analisará as letras de referências nacionais dentro do rap, e também falará sobre as estruturas sociais, históricas e linguísticas desenvolvidas por essa cultura. O artista, também conhecido como Rafa na Raça, apresentará um show de seu projeto 'Brasil Navalha', com participação do grupo de rap apucaranense 'SulReal'.

    Foto: Reprodução

    (Grupo de rap SulReal apresentará seu show durante as palestras. Foto: Divulgação)

    "O rap sempre foi desconsiderado como arte. Sempre foi rejeitado pela própria comunidade da música popular brasileira. E agora está atingindo espaços, conquistando territórios tangíveis e intangíveis, os quais a gente nunca imaginou. Hoje o rap está em todos os lugares. O rap é 'mainstream' e nem por isso perde sua identidade revolucionária enquanto cultura periférica. O rap nasce da precariedade, mas não pretende permanecer nela", analisa o escritor e compositor. 

    Vieira observa ainda que, falar sobre o rap enquanto literatura é extremamente necessário para uma maior compreensão das realidades periféricas. "A literatura desenvolvida nas comunidades de periferia tem dado significado à vida de vários jovens que provavelmente não teriam a mínima chance de construir conhecimento através da sua própria realidade, se não fosse também pela cultura hip-hop, assim transformando a realidade de outras pessoas", assinala. 

    A palestra também será ministrada na terça-feira (24), às 19 horas no campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); na quarta-feira (25), às 14h até as 15h30, e das 19h30 até as 21h, no Sesc de Cornélio Procópio; na sexta-feira (27), no Sesc de Jacarezinho das 10h até as 12h, e das 14h até as 16h. No dia 23 de outubro, a palestra retorna a Apucarana, desta vez na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em horário a ser definido. 

    Clique aqui e confira a programação da semana literária do Sesc Apucarana.

    PERFIL
    Camila Berehulka é pesquisadora, professora, ilustradora. Concluiu seu mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e segue pesquisando, como doutoranda do Departamento de Filosofia da mesma Universidade, a filosofia de Schopenhauer, especialmente a área de Estética e Ética. Na literatura, sua atenção se volta para a poesia de Augusto dos Anjos, com o qual consegue trabalhar muito bem a relação literatura e filosofia. Nas artes, desenha e ilustra temas dos mais variados, ocupando-se no momento em ilustrar seu texto de filosofia para crianças.

    Rafael Ferreira Vieira é cantor, compositor e escritor. Autor do livro Perplexia, inaugura uma poesia repleta de neologismos e reflexões sobre questões sociais e imbuída de um caráter filosófico, pela expressão de conclusões sobre o mundo e sobre as realidades as quais presencia, característica de uma poesia fortemente relacionada com a cultura Hip-hop.




    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - Destaque: Pré Candidato a vereador em Apucarana desmente boato sobre prisão

    Deixe seu comentário sobre: "Palestra sobre rap e suas estruturas abre 38ª Semana Literária no Sesc Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.