Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Pioneira recebe título de Cidadã Honorária de Apucarana

.

Dona Rachel cercada de familares
Dona Rachel cercada de familares

Câmara de Apucarana fez nesta sexta-feira (20) a entrega do título de Cidadã Honorária do Município à pioneira Rachel Carnasciali Swain, 97 anos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O título, aprovado por unanimidade na Câmara, foi proposto pelo vereador Gentil Pereira de Souza Filho (PV) e entregue na residência da homenageada, no bairro 28 de Janeiro, com a presença dos familiares, amigas, amigos e, inclusive do prefeito Junior da Femac (PDT).

Dona Rachel veio morar em Apucarana no dia 1º de fevereiro de 1949, junto com o esposo Haylton Swain (já falecido), e até hoje mora no mesmo endereço, na Rua Renê Camargo de Azambuja. Na época, o casal veio de Curitiba para trabalhar em Apucarana, ele como advogado e ela com os afazeres da casa, trazendo a filha Sílvia Maria e grávida da Célia.

Em Apucarana, teve ainda filho Haylton Lee. Dona Rachel dedicou sua vida às causas sociais, além de participar ativamente dos clubes de serviços, entre eles o Rotary Clube. Ela foi fundadora do antigo Lar Paul Harris, que abrigava crianças órfãs, atualmente Lar Sagrada Família. Atualmente pertence ao Grêmio das Violetas, fundado em 1958 que auxilia pessoas carentes.

“Eu amo Apucarana, Apucarana está no meu coração”, disse emocionada dona Rachel, agradecendo a homenagem.

Uma mensagem de carinho à homenageada e de agradecimento pela sua vida dedicada ao bem comum foi lida pelo seu filho Haylton Lee Swain Filho, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).

O vereador Gentil Pereira destacou que Rachel cativou incontáveis amizades em Apucarana, como fruto de sua peculiar gentileza e seu notável carisma. Já o prefeito Junior da Femac lembrou que foi uma decisão difícil para dona Rachel e o esposa Haylton virem morar em Apucarana na época, mas que foi tomada com orgulho. “Agora a senhora passa a ser a embaixadora de Apucarana”, afirmou.

 

 

 

 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber