Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Assessora do Consulado dos EUA conhece trabalho da Semaf

.

A assessora cultural Elisabete Nishi, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, visitou Apucarana nesta quarta-feira (11/9) e cumpriu extensa agenda de encontros acompanhada pela secretária da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) Denise Canesin. Ela analisa o trabalho da macrorrede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher com vistas a futuras parcerias. Na terça-feira, a secretária e a superintendente da Semaf Bete Berton reuniram-se com Elisabete em Londrina.

A representante consular conheceu o Centro de Oficinas da Mulher e o Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Participou de reunião com o capitão da Polícia Militar Vilson Laurentino da Silva, com a diretora do CAM, Patrícia Vecchi, e com a diretora do Centro de Oficinas, Angela Nunes.

Em pauta, o trabalho desenvolvido pelo CAM, que dispõe de uma equipe interdisciplinar de atendimento às mulheres em situação de violência, os cursos profissionalizantes ofertados pela Semaf, e a dissertação de mestrado do capitão, que estuda as ações de protocolo de atendimento à mulher que sofre violência doméstica. Elisabete expôs o trabalho que realiza no consulado, de estabelecer uma rede de contatos com os assuntos da assessoria cultural da qual é responsável.

A representante consular reuniu-se também com Juliana Emily Tosatti, chefe do escritório regional da secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), na qual estiveram a superintendente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Ana Paula Cunha, Lucimara Mattos, coordenadora pedagógica da AME, e Bete Berton. O principal tópico da discussão foram as políticas públicas de promoção da garantia dos direitos das mulheres dos 13 municípios sob a responsabilidade do escritório da Sejuf.

Juliana lembrou que dos 399 municípios do Estado, apenas nove têm organismos representativos da mulher. “Apucarana dispõe de um trabalho exemplar da macrorrede. E o Paraná será o primeiro Estado do Brasil a ter um Fundo Estadual da Mulher, o que mostra a atenção destinada aos problemas que as afligem e uma maneira de lidar com o reduzido orçamento federal direcionado a elas”, afirmou.

Economia Solidária A representante consular conheceu o quiosque da Rede Mulher de Gastronomia e o Espaço Mulher em sua primeira visita à Apucarana. Bete Berton relatou pontos centrais da história e das conquistas da Rede de Mulheres Solidárias e presenteou Elisabete com lembranças da cidade confeccionadas pelas artesãs do programa.

A representante do consulado dos EUA foi à Delegacia da Mulher para encontro com a delegada Sandra Nepomuceno e com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção da OAB de Apucarana, Emily Tosatti – integrantes da macrorrede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher. Ainda no âmbito do judiciário, Elisabete Nishi esteve no Fórum, onde se reuniu com os juízes Oswaldo Soares Neto e José Roberto Silvério, o promotor de justiça Fabrício Drumond Monteiro e a defensora pública Renata Miranda Duarte.

Na ocasião, o juiz Oswaldo elogiou o desempenho da Semaf. “A secretaria municipal atende à mulher em todas as suas vertentes, não só da violência, mas do empoderamento feminino, das atividades laborativas. A rede funciona de modo muito harmônico e eficaz, intermediada pela secretaria”, disse. O juiz José Roberto destacou o apoio da Prefeitura. “A Lei Maria da Penha é um grande avanço, mas não teria tão bons resultados se não fossem as políticas públicas de combate à violência e o grande apoio dos gestores municipais.”

A visita à Unespar reuniu os professores Paula Tissiany Carneiro, chefe da Divisão de Extensão e Cultura, também vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Tania Terezinha Rissa, coordenadora do curso de Economia, Juliane D’Almas, coordenadora do curso de Letras-Inglês, Pedro Gomes, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Alexandro Eliotério de Souza, coordenador do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais, Antonio Marcos Dorigão, diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação, e Marcelo Caetano de Cernev Rosa, coordenador do curso de Ciências da Computação. No encontro, houve a prospecção de futuras parcerias acadêmicas.

Balanço  A secretária da Mulher Denise Canesin considerou os dois dias de encontro com Elisabete Nishi muito produtivos. “Pudemos mostrar a ela as atividades que desenvolvemos no município, envolvendo atores de diversos poderes, no combate à violência contra a mulher e no empoderamento socioeconômico feminino, tratando de uma construção conjunta para possíveis trabalhos futuros na ampliação de políticas públicas para as mulheres”, concluiu.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber