Mais lidas
Ver todos

    Apucarana

    Professores da rede municipal de Apucarana participam de curso básico de Libras

    Foto por
    Escrito por Redação
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Trinta professores da rede municipal de ensino estão participando de um curso básico de Libras – a Língua Brasileira de Sinais. Promovida em parceria pela a Autarquia Municipal de Educação (AME), o Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a capacitação visa garantir a acessibilidade e a inclusão dos surdos aos centros infantis e escolas.

    A primeira aula foi realizada na noite de quinta-feira (29). O curso terá duração de 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 à distância. “Ao todo, serão dez encontros em que os participantes vão aprender sobre os fundamentos e legislações, o alfabeto manual, a datilologia, a expressão corporal e facial, a gramática da Libras, entre outros assuntos,” detalha a coordenadora do Polo UAB, Sueli Gomes Reis.

    A formação é ministrada pelo professor surdo Anderson da Silva Costa e a tradutora e intérprete Neide Aparecida da Silva Sigora. A metodologia envolve aulas expositivas e dialogadas, teatros, jogos e atividades lúdicas.

    Em Apucarana, onze alunos surdos são atendidos na rede municipal de ensino. “A AME disponibiliza intérpretes de Libras para auxiliá-los em sala de aula e eles também frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais Surdez,” afirma a coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale.

    “Garantir que todos os alunos recebam uma educação de qualidade é o grande objetivo da gestão que começou com o Beto Preto segue agora o prefeito Junior da Femac. Por isso, nós buscamos investir constantemente na capacitação dos professores,” disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

    Além dos professores da rede municipal, participam também do curso quinze acadêmicos da Licenciatura em Letras-Libras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), matriculados no polo apucaranense da UAB.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Jornal da Tribuna 2ª Edição - 07/07/20

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da rede municipal de Apucarana participam de curso básico de Libras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.