Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Prefeitura conclui preparo de terreno para horta comunitária

.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A prefeitura de Apucarana já concluiu a primeira etapa para colocar em prática dois projetos de hortas comunitárias que vão servir de base para expansão futura da iniciativa em todas as regiões da cidade. O prefeito Junior da Femac visitou hoje o terreno da prefeitura, localizado do Núcleo Habitacional Dom Romeu, que vai servir como ponto de partida para iniciativa.

A área de 2,5 mil m², localizada na Rua José Pelissari, teve o solo preparado para o plantio, incluindo o uso de calcário. O trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal da Agricultura incluiu também a formação dos canteiros de 30 metros de comprimento por 1,20 metros de largura.

O próximo passo para implantação do projeto será realizado pela Secretaria do Meio Ambiente que irá providenciar uma cerca de proteção da área e disponibilizar água. Paralelamente a esses preparos práticos, a Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando o processo de seleção de 15 famílias de vulnerabilidade social do território da CRAS I que irão cultivar os canteiros. A prefeitura também vai disponibilizar neste primeiro momento as sementes e equipamentos para o trabalho na terra.

O projeto vai contar com o apoio do Colégio Agrícola com os alunos prestando ao responsável de cada canteiro noções técnicas de plantio e cultivo de diferentes produtos. Além de ser destinada ao consumo próprio de quem cultiva, a produção da horta comunitária ainda poderá ser comercializada. Neste caso, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, através do seu projeto de Economia Solidária, prestará toda assistência no processo já que mantém várias feiras de hortaliças e leguminosas em diferentes bairros da cidade.

A segunda área do projeto piloto está situada aos fundos da sede do Centro de Atenção a Mulher (CAM), no Jardim América, que vai receber a mesma atenção do espaço do Dom Romeu. Neste caso, os canteiros serão cultivados por mulheres em alguma situação de direito violados que recebem atendimento do CAM.

Como é preciso aguardar condições climáticas favoráveis, o início do plantio nestas duas áreas da horta comunitária vai acontecer por volta do dia 20 de setembro “Daremos todo apoio a essa iniciativa. A experiência nestas duas áreas vai servir de base para elaboração de um projeto de lei que será encaminhado para câmara municipal para o desenvolvimento de um programa de hortas comunitárias de abrangência municipal”, informa o prefeito Junior da Femac.

A visita ao terreno da horta comunitária teve a participação do secretário municipal da agricultura, José Luiz Porto, da secretária municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, da secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, e o membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Junior Serea.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber