Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana já registrou 225 incêndios ambientais 

.

Foto: Sérgio Rodrigo
Foto: Sérgio Rodrigo

Os Bombeiros de Apucarana já atenderam 225 incêndios ambientais na cidade neste ano. 71 casos aconteceram somente agosto, que está em sua última semana. 

Segundo a tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi, em janeiro foram 9 incêndios ambientais, fevereiro 33, março 10, abril 24, maio 6, em junho em julho, 36 casos em cada mês. 

"Quase 100% desses incêndios foram ocasionados por humanos. O primeiro passo é sempre a conscientização que não coloque fogo em terreno, isso não pode acontecer, é uma atitude que pode se enquadrar em crime ambiental. A pessoa pode ser presa ou pagar multa. Ainda existe o costume de limpar o quintal e colocar fogo, ou casos de puro vandalismo. É preciso perder esse costume", explica a tenente. 

A tenente repassou que em todo ano passado foram 262 incêndios ambientais aqui na cidade. O mês que mais registrou queimadas foi julho, com 78 casos em 2018.

Ana Paula ainda destaca que o país inteiro está sofrendo com as queimadas.  Isso por causa das condições climáticas, como tempo seco e baixa umidade relativa do ar. 

"Os nosso país todo está sofrendo com as queimadas. Em Apucarana existe ainda o vento forte que faz com que o fogo se espalhe ainda mais rápido. Outro costume que as pessoas devem perder, é de jogar bituca de cigarro em beira de rodovia, que pode também provocar um incêndio.  O fogo se espalha muito rápido, atingindo vegetações, plantações e até residências, é um risco muito grande. As pessoas precisam evitar as queimadas", finaliza a tenente. 

Quem flagrar alguém colocando fogo em mato ou em lixo no quintal e terrenos,  pode denunciar ligando na  Secretaria de Meio Ambiente, (43) 3423-0142.

Em casos de vandalismo, incêndios criminosos, as denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar (PM) 190  e Guarda Municipal (GM) 153.

Em Arapongas, somente neste mês foram 47 queimadas ambientais. As cidades vizinhas registram em média, quatro incêndios ambientais por dia.  

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, existe a previsão de chuva leve para o final de semana. Mas na semana que vem, o sol deve continuar brilhando forte, permanecendo com o clima seco.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber