Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Unespar sedia III Congresso Apucaranense de Direito do Consumidor 

.

Começou na quarta-feira (22) e termina nesta sexta-feira (23), o III Congresso Apucaranense de Direito do Consumidor e Jornada Brasilcon. O evento, realizado no Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), conta com diversos palestrantes de renome para tratar sobre os mais atuais temas sobre o direito do consumidor.

Entre os palestrantes está o doutor em direito, Bruno Nubens Barbosa Miragem que abortará questões relacionadas ao direito do consumidor e  inteligência artificial. “Embora boa parte dos consumidores conheçam a lei, precisamos saber o grande desafio é saber porque os direitos são tão desrespeitados”, diz. 

De acordo com ele, uma pesquisa recente aponta que mais de 4 milhões de consumidores entram na Justiça por ano em busca de seus direitos. “O direito do consumidos é muito importante e necessário porque no Brasil os últimos dados apontam que são mais de 4 milhões de casos por ano”, reitera.

Miragem destaca que o mercado está mudando, ofertando cada vez mais novos serviços, sobretudo na internet. Contudo, de acordo com ele, essa mudança de perfil não está relacionada com crescente número de casos. "Atualmente existe um jeito novo de vender  produtos e vários setores econômicos estão sendo impactados", observa o especialista, destacando ainda a existência de grupos mais vulneráveis a golpes, fraudes e assédio de consumo, como exemplo os idosos. 

Também nesta quinta-feira (22), o pós-doutor Marcos Jorge Catalan, vai falar sobre a hipervulnerabilidade do consumidor e os instrumentos de prevenção e reparação. “Todo consumidor, no mercado de consumo, é necessariamente vulnerável. Havendo alguns ainda mais vulneráveis que outros, necessitando ainda mais atenção por parte do direito. Como todo aparato estatal, judiciário, Procons e as próprias universidades em termos de ensino jurídico têm trabalhado essas questões”, considera. 

À frente da organização do congresso está o advogado apucaranense Oscar Ivan Prux que ressalta a importância de abordar esses temas visando melhorar ainda mais o cenário. "Estudar é importante para tentar melhorar esse cenário. Podemos reunir a sociedade inteira, terá gente de todas as características, mas todos são consumidores e todos precisam desses conhecimentos". 

De acordo com ele, o evento atrair principalmente acadêmicos de Direito e Administração, e é aberto a toda comunidade. "Tenho notado grande participação dos acadêmicos de administração porque, para ser gestor de uma empresa é preciso conhecer as relações de consumo. A comunidade pode ir porque a linguagem do Direito do Consumidor é a mesma utilizada no dia a dia", afirma. 

As palestras começam a partir das 19 horas, no Auditório Gralha Azul da Unespar, na Avenida Minas Gerais, nº 5021 Vila Nova. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber