Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Saiba como evitar acidentes com aparelhos elétricos; Mulher morreu após choque em secador de cabelo

.

Ilustração
Ilustração

A morte de uma mulher de 34 anos em Paranavaí, que sofreu um choque  ao usar um secador de cabelo, gerou uma grande discussão em relação aos cuidados que se deve ter ao usar aparelhos elétricos. 

Segundo o engenheiro eletricista de Apucarana, Lafayete Luz, é fundamental evitar contato com a água ao usar um aparelho e ressaltou a importância da instalação de um Dispositivo Diferencial Residual, ou DR. "O DR é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes. Essas fugas podem acontecer por diferentes razões: um toque acidental, um fio desencapado, o uso de equipamentos elétricos em áreas molhadas ou até mesmo um brinquedo que foi inserido na tomada por uma criança. O DR torna-se o meio mais eficaz na proteção de pessoas e animais domésticos, evitando que ocorram acidentes", explica o profissional. 

Lafayete destaca que, em algumas construções antigas, o equipamento não foi instalado. Mas que para as novas edificações, o uso do DR é uma norma. "O dispositivo também possui uma segunda função bastante importante, a proteção contra incêndios. Ele permanece como um vigia da qualidade da instalação elétrica, evitando que aconteçam as chamadas fugas de corrente, que podem gerar faíscas e causar incêndios. Ainda por se tratar de um dispositivo simples e pequeno, o DR pode ser instalado com facilidade diretamente no quadro de distribuição de energia elétrica da sua casa. É fundamental que as pessoas busquem profissionais capacitados", comenta. 

O engenheiro ainda orienta a não manter o contato a água enquanto aparelhos elétricos estiverem em uso. "A água tem componentes que facilitam a transmissão de eletricidade. Se acontece uma descarga elétrica, ela pode sim matar uma pessoa. Quando estiver tomando um banho, a pessoa não pode de forma alguma encostar na parte metálica do chuveiro. A resistência tem que estar protegida. Por isso, deve-se procurar bons produtos. Hoje a maioria tem estrutura de plástico. Uma banheira de hidromassagem por exemplo, se não tiver um bom projeto, gera um grande risco. Não se deve ligar ou desligar um interruptor estando numa banheira", detalha. 

O profissional ainda orienta as mulheres em relação ao uso do secador. "O aparelho não deve ser usando em locais molhados, por exemplo em bancadas de banheiro, ou com os pés em contato com a água. É importante sempre observar as condições dos fios para ter certeza de que não estão descascados", finaliza. 




 

 




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber