Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Laboratório Municipal alcança 31 mil agendamentos de exames ao mês

.

O Laboratório da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana há mais de um ano vem aumentando mensalmente os atendimentos, como resultado dos investimentos realizados na estrutura física, equipamentos e informatização do setor. Num comparativo entre julho 2018 e julho de 2019, o número de exames agendados cresceu 72%.

“Fechamos o mês de julho com 31 mil exames agendados, contra 18 mil de julho de 2018. Com esses números podemos afirmar que não há fila de espera para 57 tipos de exames realizados no laboratório municipal”, afirma a coordenadora do laboratório da AMS, Maria Isabel Massambani.

No primeiro semestre deste ano, o laboratório municipal alcançou outros marcos positivos. Além de ampliar a sua capacidade mensal de exames para 56 mil, reduziu o prazo de entrega dos resultados de 7 para 3 dias.

O prefeito Junior da Femac avalia o atendimento realizado pelo laboratório municipal como uma referência na saúde do município. “Muitos avanços estão sendo feitos na área da saúde, como o reforço na equipes de profissionais”, observa Junior, citando a convocação de aprovados em concursos, entre eles médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendente de consultório dentário, atendente de farmácia, guardas de endemias, farmacêuticos e agentes comunitários de saúde.

O prefeito destaca ainda a criação da Farmácia 24 Horas e os investimentos na reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde. Ainda, nos últimos seis anos a Autarquia Municipal de Saúde recebeu 38 novos veículos e hoje está com a frota renovada.

“A saúde vem vivenciando uma nova e positiva realidade na gestão Beto Preto. Muito foi melhorado, mas os investimentos nesta área serão cada vez maiores já que temos a meta de fazer da saúde de Apucarana a melhor do Paraná”, afirma Junior da Femac.

EQUIPAMENTOS MODERNOS

O laboratório da Autarquia Municipal de Saúde recebeu no final de 2017, três máquinas modernas que agilizaram a análise de exames do laboratório municipal. “Grande parte dos serviços está automatizado, o que permitiu elevar significativamente o número de análises diárias. O aparelho de automatização da urina, por exemplo, permitiu aumentar o número de exames realizados diariamente, de 40 para uma média de 100”, detalha a coordenadora do laboratório da AMS, Maria Isabel Massambani.

Entre os exames com mais procura pelos pacientes, os hemogramas, por exemplo, saltaram de uma média de 70 para 150 ao dia. Também entre os mais solicitados, os exames bioquímicos, como colesterol, triglicérides e glicose, passaram de 400 para 1000 ao dia.

O aumento gradativo no agendamento dos exames laboratoriais vem acontecendo desde o início de 2018, graças a investimentos em novos equipamentos, somando-se a medidas de adequação do setor de coleta de exames e informatização do serviço.

Em janeiro 2018, a coleta de exames do laboratório municipal foi transferida do terceiro andar para o térreo da Autarquia de Saúde, e isso permitiu aumentar de 4 para 7 as cadeiras de coleta, bem como disponibilizar uma área de espera mais ampla, dotada de 80 assentos. Uma reivindicação antiga dos usuários, essa mudança não só possibilitou aumentar o número de atendimento como também ofereceu maior comodidade aos pacientes.

A informatização do serviço do laboratório, por sua,vez, agilizou os procedimentos e o agendamento agora é feito diretamente pelas Unidades Básicas de Saúde.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber