MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana moderniza sistema de Nota Fiscal Eletrônica

O município de Apucarana fará a migração do sistema emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), substituindo a versão 1.0 adotada atualmente para a 2.0. O sistema sairá do ar no dia 3 de agosto, ao meio dia, e será restabelecido às 10 horas do dia 6. Neste

Da Redação

·
Apucarana moderniza sistema de Nota Fiscal Eletrônica
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.07.2019, 11:49:00 Editado em 30.07.2019, 11:51:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O município de Apucarana fará a migração do sistema emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), substituindo a versão 1.0 adotada atualmente para a 2.0. O sistema sairá do ar no dia 3 de agosto, ao meio dia, e será restabelecido às 10 horas do dia 6. Neste período - que corresponde ao sábado, domingo e segunda-feira - o serviço ficará indisponível.

continua após publicidade

Detalhes da mudança foram repassados a contadores e técnicos tributários nesta terça-feira (30/07) por profissionais da GOVBR, empresa contratada pelo Município e que é responsável pelo gerenciamento do sistema. No evento, que ocorreu no salão nobre da Prefeitura, também foram sanadas dúvidas a respeito da Declaração Eletrônica de Imposto Sobre Serviços (DEISS) e sobre as Leis Complementares 116/2003, 155/2016 e 157/2016 que tratam, por exemplo, do Simples Nacional e da territorialidade de impostos. De acordo com Sueli Pereira, secretária municipal de Fazenda, essa é a primeira atualização em Apucarana desde a implantação da nota eletrônica, em 2013. “Essa atualização está sendo feita por todos os municípios visando padronizar procedimentos, em virtude de mudanças na legislação, surgimento de novas atividades laborais que foram incluídas no software e para aperfeiçoamento do sistema”, explica Sueli.

A secretária da Fazenda lembra que os usuários do sistema que necessitarem emitir NFS-e no período em que o sistema estiver fora do ar deverão utilizar o Recibo Provisório de Serviços. “Esse documento deverá ser convertido em Nota Fiscal Eletrônica em até 24 horas após a restauração do sistema”, orienta Sueli.

continua após publicidade

De acordo com o consultor da GOVBR, Gilberto Schimidt, o novo software traz recursos adicionais como a prévia visualização e a carta de correção. “Na prévia da nota, o documento poderá ser visualizado antes de ser gerado e, em caso de necessidade de alterar alguma informação, há a possibilidade agora da carta de correção ao invés de cancelar a nota”, esclarece Schimidt.

Depois de concluída a migração dos dados da versão 1.0 para a 2.0, o usuário do sistema não precisará solicitar um novo acesso. “No entanto, no prazo de 45 dias, será necessário vincular um CPF ao acesso”, afirma Schimidt, acrescentando que o novo sistema permitirá, desta forma, identificar a pessoa física que está realizando o procedimento de geração da Nota Fiscal Eletrônica.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana moderniza sistema de Nota Fiscal Eletrônica"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!