Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana lança o programa “Viver 80”

.

A partir de uma conversa mantida com o cônsul do Japão para o Paraná e Santa Catarina, Hajime Kimura, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, decidiu criar em Apucarana um programa para contemplar e valorizar os idosos em todos os aspectos. É o “Viver 80”, que começa a ser estruturado pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família.

O prefeito lembra que, no mês de junho, ao visitar Apucarana na entrega de uma van adaptada para transporte de idosos de baixa mobilidade – beneficiando o Lar São Vicente de Paulo -, o cônsul falou sobre programas que estão sendo desenvolvidos no Japão, para garantir melhor qualidade de vida aos idosos.

Conforme relatou Hajime Kimura na ocasião, o Japão é o país com a maior proporção de idosos do mundo, onde 26% da população tem 65 anos ou mais. Segundo ele, as autoridades japonesas estimam que praticamente um terço da população japonesa será idosa em 2030. Atualmente, o país oriental já concentra quase 70 mil cidadãos na casa dos 100 anos de idade.

Mas o Japão também é um dos países em que a terceira idade desfruta de melhor qualidade de vida, com muitos programas e ações que asseguram diversas atividades esportivas, culturais e ocupacionais, além de medidas pontuais para garantir mais segurança aos idosos. “Estamos nos espelhando nesse exemplo do Japão, para começar a adotar em Apucarana uma série de ações voltadas para um melhor acolhimento dos idosos. Nós queremos adequar a cidade em todos os aspectos, para favorecer os cidadãos da terceira idade”, comenta Junior da Femac.

O programa foi anunciado ontem, na véspera do dia 26 de julho, em que é comemorado o “Dia dos Avós”. O prefeito Junior da Femac reuniu seu secretariado para que sejam implementadas políticas públicas transversais, em favor dos idosos. “Na nossa região a média de vida é de 77 anos e com o Viver 80 queremos criar uma cidade mais agradável para quem está chegando na faixa dos 70 anos”, argumenta o prefeito.

ATIVIDADES – Segundo ele, a prefeitura já mantém uma série de programas e ações que contemplam os idosos, mas, a partir de agora, serão reforçadas e ampliadas. “Hoje já oferecemos hidroginástica, natação, academias ao ar livre, passeios (tour city), bailes da terceira idade, grupos do Programa Conviver, o Centro Dia (creche dos idosos), o Centro de Convivência do Idoso e o Miss Terceira Idade”, lembra Junior, assinalando que “o foco é garantir mais qualidade de vida aos idosos, para que possam viver com independência e não se sintam excluídos”.

Apucarana, na gestão Beto Preto já construiu mais de 200 km de calçadas e implantou 1.300 rampas de acessibilidade. Mas com o Viver 80, o objetivo é ir mais além. “Podemos criar mecanismos para que os loteamentos sejam autorizados já com calçadas e rampas de acessibilidade, e exigir que os proprietários de imóveis executem calçadas aonde elas ainda não existem”, comentou Junior.

Na área de saúde, o programa deve disponibilizar mais profissionais de geriatria, de fisioterapia e educadores físicos. Na educação existe sugestão para integrar os avós em atividades com seus netos nas escolas municipais. A oferta de cursos de cuidadores de idosos também será estimulada.

A Secretaria da Mulher e dos Assuntos da Família está encarregada de formatar o programa até o mês de outubro, acolhendo sugestões de atividades ou estruturas para valorizar os idosos. “Vamos ouvir o Conselho Municipal do Idoso, Sesc, Sesi, Senas, entidades sociais, clubes de serviço e, enfim, todos que possam contribuir na construção deste programa”, anuncia a secretária da mulher, Denise Canesin.

A discussão que marcou ontem o lançamento do programa “Viver 80” teve a participação de todo o secretariado, no gabinete municipal. “Vamos dar mais atenção e carinho aos nossos idosos, seguindo o exemplo de países mais desenvolvidos, como forma de que estas pessoas vivam mais e se sintam valorizadas na sociedade”, frisa o prefeito Junior da Femac.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber