Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana vai investir na modernização da iluminação pública

.

A Prefeitura de Apucarana está finalizando um projeto que visa tornar mais eficiente o sistema de iluminação pública da cidade. Na primeira etapa serão investidos R$ 3,8 milhões, para a troca de cerca de 5 mil pontos de luz, abrangendo toda a região central e bairros. Há quatro anos, durante a gestão do prefeito Beto Preto, já haviam sido instaladas 5 mil luminárias mais eficientes, de vapor metálico.

O prefeito Junior da Femac se reuniu ontem com os secretários de obras, Herivelto Moreno, e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), Lafayete Luz, para tratar dos últimos detalhes do projeto. “Vamos contemplar com luminárias mais eficientes as principais ruas e avenidas da cidade, além de substituir todas as luminárias rebaixadas, as de vapor de mercúrio e grande parte das luminárias de vapor de sódio. Todos os bairros, parques industriais e distritos serão atendidos”, anuncia Junior da Femac.

Conforme antecipa o prefeito e os engenheiros Lafayete Luz e Herivelto Moreno, Apucarana irá adotar iluminação de led em 1.800 pontos da cidade. Serão contempladas as principais avenidas e ruas, tendo como critério as de maior fluxo de veículos e de pedestres, e as vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano, além das vias que são consideradas eixos de ligação entre o centro e os bairros.

VIAS COM LED – Entre as avenidas e ruas que irão receber iluminação de led já estão definidas a Avenida Minas gerais, do monumento do”bonezão” até o contorno sul – passando pela Unespar/Fecea, Núcleo Adriano Correio e Paranatex, até o Contorno Sul. Também será contemplada a Avenida Governador Roberto da Silveira, do Parque Industrial Oeste até a Rua Clotário Portugal.

Outras já inclusas no projeto, para luminárias de led são a Avenida Curitiba em toda a sua extensão, passando pelos entornos das praças Rui Barbosa e  do Redondo; as ruas Clotário Portugal e Munhoz da Rocha, em toda sua extensão; Avenidas Irati e Corifeu Azevedo Marques; ruas Ponta Grossa, Severino Cerutti, Osvaldo Cruz, Nagib Daher, e Rio Branco (da Praça Rui Barbosa e até o Cemitério da Saudade).

Terão iluminação mais moderna (led) ainda as ruas Nova Ucrânia (do Bairro Igrejinha até o Contorno Sul) e Cristiano Kusmaul (da Governador Roberto da Silveira até o contorno Sul). Incluem-se ainda no projeto com luminárias de led a Avenida Pinho Araucária (da Sociedade Rural até a Rua João Matiuzzi), e a Rua Koey Tatesuji (da Sociedade Rural até o Contorno Norte).

SUBSTITUIÇÃO – Entre os bairros que serão atendidos com a substituição de sistemas de iluminação de baixa eficiência para outros de melhor qualidade estão o Interlagos, Catuaí, Afonso Camargo, João Paulo I, Adriano Correia, Ponta Grossa, América, Santos Dumont, Aviação e Parque Bela Vista. Nestes bairros, incluindo ainda os parques industriais e distritos, serão substituídos 3.200 pontos de luz, assegurando maior luminosidade.

O engenheiro eletricista Lafayete Luz explica que há quatro anos, na gestão Beto Preto, foi realizado um investimento significativo com a substituição de 5 mil dos 18 mil pontos de luz da cidade. Ele explica que, na época optou-se em não adotar o sistema de luminárias de led, por que era muito caro e ainda não havia uma confiança plena nesta tecnologia. “A agora o cenário é diferente: o preço do led teve uma redução de 50% e existe uma certeza de que a economia de energia alcança de 35 a 40%, com maior eficiência da luminosidade e menor custo de manutenção”, argumenta o engenheiro.

O secretário de obras, Herivelto Moreno, informa que num prazo de dez dias será lançado o edital de licitação deste pacote de modernização do sistema de iluminação pública de Apucarana. “O processo de concorrência deve durar 60 dias e após sua conclusão, a empresa vencedora irá iniciar a instalação dos trechos com sistema de led, e a substituição de outros pontos, que ainda têm iluminação de vapor de mercúrio e vapor de sódio, que são de baixa qualidade”, anuncia Moreno, acrescentando que muitos bairros terão um ganho considerável de qualidade, recebendo luminárias de vapor metálico.

Para o prefeito Junior da Femac, a iluminação de melhor qualidade garante mais segurança e conforto às pessoas, além de, ao mesmo tempo, induzir desenvolvimento. “Vamos investir recursos próprios, economizados pela gestão Beto Preto, somados a recursos provenientes da Contribuição para o Sistema de Iluminação Pública (Cosip), taxa inserida nas faturas de energia elétrica”, anuncia Junior da Femac.

RODOVIAS – Ao lançar o novo projeto de modernização da iluminação pública de Apucarana, o prefeito informa ainda que já está em estudo outro projeto para implantação de sistema mais eficiente nas três entradas de Apucarana. “Os trechos a serem contemplados são do Distrito de Pirapó até o 10º Batalhão da Polícia Militar; da Vila reis até a Paranatex; e na saída para Londrina, em todo o Parque Industrial Norte”, informa Junior.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber