Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana emite cobrança do ISS para optantes do Simples Nacional

.

Por intermédio de um convênio firmado com a Receita Federal, o Município recebeu o arquivo com os valores dos débitos vencidos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O montante encaminhado pelo órgão soma mais de R$ 1 milhão, sendo relativo a contribuintes que fizeram a adesão ao Simples Nacional.

A secretária municipal de Fazenda, Sueli Pereira, afirma que os débitos serão inscritos em dívida ativa e, em seguida, encaminhados para cobrança judicial. Para proceder à regularização, os titulares das empresas optantes do Simples Nacional devem procurar nos próximos dias o setor de Tributação, localizado no térreo da Prefeitura. “Estamos enviando notificação por meio do aplicativo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e também via correio”, afirma Sueli.

De acordo com ela, os arquivos são enviados periodicamente pela Receita Federal e se referem a débitos declarados até 2018, especialmente de parcelamentos que foram feitos e que acabaram não sendo honrados. “Caso os débitos não sejam regularizados, os contribuintes estarão sujeitos a penalidades como o ajuizamento dos valores e a exclusão do Regime Simples Nacional”, alerta.

A secretária pondera que o Município está cumprindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A legislação estabelece que a administração pública não pode - em hipótese alguma - abrir mão de receitas. “Iremos encaminhar para ajuizamento até o final do mês de agosto. Portanto, os contribuintes optantes do Simples Nacional têm esse prazo para regularizar sua situação referente ao ISSQN”, reforça Sueli.

O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O sistema permite o recolhimento de vários tributos - entre os quais está o ISS - num documento único de arrecadação.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber