Janet Balthazar: uma mulher à frente de seu tempo - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

    Apucarana

    Janet Balthazar: uma mulher à frente de seu tempo

    Foto por
    Escrito por Cindy Santos
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    Uma mulher à frente do seu tempo. Assim amigos, familiares e profissionais da imprensa definem a jornalista Janet Balthazar, de Apucarana. Determinada, independente e ousada, Janet foi a primeira mulher a trabalhar na área da comunicação, uma desbravadora do jornalismo na região. Muito conhecida não apenas na região, mas em todo o Estado do Paraná, ela teve contato com diversas personalidades e figuras influentes ao longo da vida, marcando história na sociedade.

    O irmão da jornalista, Nelson Balthazar, conta que desde jovem ela sempre foi dinâmica, exercendo múltiplas atividades. “Ela foi radialista, jornalista, cronista social, promotora de eventos e pintora, além de ter executado trabalhos de modelagem em cerâmica”, afirma.

    Foto: Reprodução

    Como radialista trabalhou na antiga Rádio Difusora de Apucarana que pertencia a Rede de Emissoras Coligadas, com sede em São Paulo, em meados de 1950. Como jornalista fundou juntamente com o irmão Mário Balthazar, já falecido, no jornal Tribuna da Cidade, onde trabalhou como repórter juntamente com o hoje diretor-superintendente da Tribuna do Norte, jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, o ‘Taquinho’.

    “Antes da Tribuna da Cidade, Janet já havia criado a revista Atualidades onde eu tinha uma coluna. Depois, fundou o jornal, em 1969, onde passei a colaborar com uma coluna. Depois assumi o cargo de editor-chefe da redação”, relembra Baltazar que, apesar da coincidência de nomes, não tinha nenhum grau de parentesco com Janet.

    Taquinho, que se tornou grande amigo de Janet, conta que desbravou a região juntamente com a colega de trabalho, em busca de notícias em primeira mão. “Janet já era um ícone do jornalismo naquela época, pois era muito engajada. Nós fomos responsáveis por iniciar a cobertura da região do Vale do Ivaí. Na época não havia asfalto e enfrentávamos pó e chuva. Era uma dificuldade enorme fazer jornalismo na época”, recorda.

    O trabalho árduo resultou na expansão da Tribuna da Cidade que começou como jornal semanal e passou a circular diariamente em Apucarana e região. Em 1984, Janet e Mário venderam o periódico para o Grupo Sacchelli, também de Apucarana. Janet então se casou e foi morar em São Paulo, retornando anos depois a Apucarana, mas não mais exercendo o ofício jornalístico.

    Um ano depois, Mário Balthazar e Taquinho fundaram o Jornal do Norte. Mário, por problemas de saúde, acabou se desligando do jornal. Em 1991, o Jornal do Norte e a Tribuna da Cidade realizaram a fusão que deu origem ao jornal Tribuna do Norte.

    Foto: Reprodução

    Como promotora de eventos, Janet organizou durante anos o concurso Miss Apucarana e conseguiu coroar três misses Paraná. Também criou o Baile das Personalidades, que também apresentava. O locutor e repórter Antônio Penharbel Filho, da Rádio Cultura AM, se lembra bem desta época. 

    “Janet representa a inteligência e a força da mulher na comunicação. É uma pioneira que abriu o caminho para outras mulheres na área”, ressalta.

    O evento era realizado anualmente em cidades da região e contou com a presença da modelo e apresentadora Elke Maravilha. Vários outros artistas famosos se apresentaram em Apucarana e região graças a Janet.

    Foto: Reprodução

     Dentre os principais nomes estão Elis Regina, Raul Seixas e Celly Campello.“No trabalho, Janet era muito objetiva, persistente e desafiadora. Ela trazia sempre as novidades para a nossa região e muitos benefícios”, destaca a cunhada, Conceição Israel.

    Segundo Conceição, a cunhada sempre gostou de viver em família. Não teve filhos, mas paparicou muito os sobrinhos-netos. O amor pela leitura permanece até hoje no cotidiano da jornalista que vive em Apucarana e fará aniversário em agosto.

    Foto: Reprodução


    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Como reestruturar e garantir a sobrevivência do meu negócio?

    Deixe seu comentário sobre: "Janet Balthazar: uma mulher à frente de seu tempo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.