Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

MP e IAP constatam descarte irregular em afluente do Rio Pirapó, em Apucarana

.

Resíduos na água foram constatados em operação de fiscalização
Resíduos na água foram constatados em operação de fiscalização

Atendendo a uma denúncia, uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), localizou na tarde desta sexta-feira (05) um ponto descarte irregular de resíduos em um afluente do Pirapó no Parque Bela Vista em Apucarana. O gerente da empresa identificada como causadora da poluição foi detido em flagrante pelo crime de poluição ambiental. 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que acompanhou a fiscalização, amostras da água foram coletadas para análise. A empresa não tem licenciamento para descarte de efluentes no rio. O caso foi acompanhado também pelo Ministério Público.

O promotor Eduardo Cabrini, que responde interinamente pela Promotoria do Meio Ambiente de Apucarana, explica que o MP, juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, constatou o lançamento irregular. "A licença ambiental obtida pela empresa proíbe qualquer tipo de descarte de efluentes no rio. Foram feitas coletas de amostras da água, que passarão por análise. Só com os resultados em mãos é que poderemos indicar os próximos passos do inquérito".

O gerente da empresa foi preso em flagrante e encaminhado para 17ª SDP. Ele foi liberado no final da tarde após pagamento de R$ 6 mil de fiança.
De acordo com Cirineu Dias, advogado do frigorífico, a empresa não está descartando efluentes no rio. "Há uma lagoa desativada dentro do frigorífico, que antigamente era utilizada pela empresa e encontrava-se com rejeitos. Com as chuvas dos últimos dias, a lagoa transbordou e acabou atingindo o rio", afirma.

Ele diz que a empresa inclusive realizou um convênio com a Sanepar, que em breve irá tratar todo o rejeito gerado pelo frigorífico. "A empresa cumpre todas as regras ambientais e determinações do Ministério Público. Vamos aperfeiçoar ainda mais o nosso sistema para que esta situação não mais aconteça".


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber