Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Projeto internacional alia esportes, Hip Hop e espiritualidade

.

Praticantes de esportes de ação e de expressões da cultura Hip Hop aproveitam a atividade para fazer uma conexão com os jovens, levando uma mensagem espiritual e de valorização da vida. O trabalho é desenvolvido pela organização Jovens com uma missão (Jocum), com o apoio da Global Xpresion (Diex Global), entidade sediada nos Estados Unidos. Dezesseis jovens missionários estão desde o início do mês em Apucarana e nesta terça-feira (25/06) fizeram uma visita ao prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

“Vocês são o sopro do espírito santo por toda a nossa cidade. Sou engenheiro civil e a minha profissão é planejar, construir e fazer obras. Agora, enquanto prefeito, tenho a missão de atender nas diversas áreas, junto com a equipe, uma população de 135 mil pessoas. Porém, só isso não basta. É preciso que cada ação seja atrelada à vontade de Deus, à palavra de Deus. Apucarana sempre estará de portas abertas, pois vocês são o sopro da juventude e do Reino de Deus”, disse Junior da Femac.

O grupo conta com intercambistas de países como Canadá, Estados Unidos e México, além de várias partes do Brasil como São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Sul e Paraná. A Jocum possui escritórios espalhados pelo Brasil e, no Paraná, a base está localizada em Curitiba.

Com a ajuda de uma intérprete, o prefeito interagiu com os intercambistas, concedendo a cada um deles a palavra para que falassem sobre a experiência em Apucarana. Os jovens destacaram a receptividade, a rede de apoio, a união da cidade, a conservação do patrimônio público e a liberdade de expressão religiosa, o que não acontece em outros países. “A ONG recebe jovens de várias denominações religiosas. Aqui em Apucarana almoçamos numa igreja, outra viabiliza alojamento e assim desenvolvemos o trabalho”, explica Rogaciano Santos (Rogá), coordenador do grupo, destacando o caráter ecumênico da ação.

Em Apucarana, o grupo visitou diversas escolas estaduais e, antes de finalizar o intercâmbio, também se apresentará na Festa da Cerejeira. “Nós usamos como método de chamar a atenção do jovem e do adolescente os esportes de ação, como o BMX e skate, e a cultura hip hop. Fazemos apresentações em escolas e praças, o

que chama atenção e gera a identificação com eles. Depois, falamos que não é necessário usar drogas, bebidas ou partir para violência para fazer algo diferente”, explica Rogá.

O jovem José Wellington Ferreira Lima, da Igreja Metodista Livre, localizada no Estado de São Paulo, é adepto do Hip Hop e utiliza a dança como ferramenta de transformação. “Desde os 7 anos sempre gostei de dançar. É um talento que veio de Deus e que descobri que posso usar para transformar vidas. Eu sou um exemplo disso, pois me envolvi com as drogas e com a criminalidade em São Paulo. Então, o meu testemunho me conecta com os jovens e eles me perguntam: como eu saio disso?”, exemplifica o intercambista. “Eles vislumbram uma saída e vemos neles um olhar de esperança”, completa.

Wellington afirma que a interação nas escolas trouxe experiências surpreendentes. “Teve o caso de uma menina que sofreu dois abusos sexuais e guardou esse fato com ela por seis anos. A gente via realmente que era uma pessoa depressiva e quando ela desabafou a gente viu lágrimas no rosto e também alívio”, relata o jovem.

Antes de Apucarana, o grupo realizou o mesmo trabalho em outras duas cidades: Mafra (SC) e Rio Negro (PR). Em Apucarana, eles contaram com o apoio do Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região (CMEAR) e, durante a visita ao gabinete, eles estiveram acompanhados pelos pastores Valdir Silvério dos Reis (presidente), Davi Rocha (2º tesoureiro) e Jairo Liberato (secretário). Também acompanhou a visita o vereador José Airton Deco de Araújo.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber