MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Projeto quer resgatar acervo do museu histórico que era mantido pela Fecea

Um projeto de extensão pretende resgatar o acervo do extinto museu da antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é traçar um panorama das centenas de itens que fazem p

Da Redação

·
Projeto quer resgatar acervo do museu histórico que era mantido pela Fecea
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2019, 16:21:00 Editado em 23.06.2019, 16:23:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um projeto de extensão pretende resgatar o acervo do extinto museu da antiga Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é traçar um panorama das centenas de itens que fazem parte história da educação e da cultura do município. 

continua após publicidade

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Vanessa Alves Bertolleti, o museu foi desativado há 15 anos e desde então, os itens estão guardados em uma sala na universidade. A quantidade não foi calculada. “É um trabalho de formiguinha, pois temos que fazer um relatório, encontrar informações e traçar um panorama das fontes desse museu”, explica Vanessa.Além de fotos e documentos da construção da Fecea, o acervo também inclui dinheiro antigo, ferramentas de trabalho, bicicletas, televisores, rádios dentre outros itens doados que contam um pouco da cultura do município. 

“Essa iniciativa da Unespar, por parte de alunos e professores, também tem objetivo de cuidar desse material”, comenta.Depois de concluído, o resultado da pesquisa será encaminhado à direção. Segundo o diretor do campus Apucarana da Unespar, Daniel Fernando Matheus Gomes, existe interesse em realizar uma parceria com a prefeitura para expor o acervo no Centro Cultural Fênix e viabilizar a visitação da população. 

continua após publicidade

“Estamos estudando a melhor forma de viabilizar o acesso da comunidade às peças que representam a história e cultura da cidade de Apucarana”. O Centro Cultural Fênix ainda não foi concluído, contudo, a secretária de Cultura, Maria Agar, afirma que a intenção de levar o acervo para o centro permanece. 

“O Edifício Fênix está sendo reformado e a primeira fase da obra termina neste mês”, afirma.A primeira etapa foi executada com recursos próprios do município na ordem de R$ 300 mil. Uma nova licitação será aberta este ano para o término da reforma. “A intenção é terminar esse ano”, comenta. 

O prédio onde funcionará o Centro Cultural Fênix tem área de 1.580 metros quadrados. São três pavimentos, térreo e dois andares superiores, mais o terraço. Segundo Maria Agar, no primeiro andar será instalada a escola de artes, no segundo o museu e no terceiro sala multiuso para exposições e reuniões. A reforma do edifício começou em 2007 e foi retomada neste ano em um projeto mais modesto que o previsto inicialemente.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto quer resgatar acervo do museu histórico que era mantido pela Fecea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!