Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Hospital divulga ações para controle de infecções em cirurgias ortopédicas

.

O Hospital da Providência é referência em cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade para os municípios da 16ª Regional de Saúde e alta complexidade para os municípios que fazem parte da 14º e 22º Regional de Saúde, sendo realizadas em 2018, 2587 cirurgias desta especialidade. Visando a segurança dos pacientes, dentre eles os pacientes ortopédicos, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), atua junto ao corpo clínico e equipe de enfermagem para o controle e prevenção das infecções.

De acordo com o médico, José Marcos Lavrador, cirurgião do quadril, os cuidados ao paciente cirúrgico, iniciam-se com a solicitação dos exames complementares pré-operatórios, no intuito de avaliar possíveis patologias preexistentes, como infecção no trato urinário, pele e até mesmo uma infecção dentária. “Para prevenção das infecções e melhor recuperação dos pacientes, essas doenças devem ser tratadas antes das cirurgias”, explica.

O ortopedista explica que alguns fatores de risco também podem desencadear uma infecção, dentre elas obesidade, diabetes mellitus, tabagismo, desnutrição e o uso de esteroides ou imunossupressores. “Após os resultados dos exames e o controle dos fatores de risco, o paciente será avaliado pelo especialista e a cirurgia será agendada”.

Pré-operatório – pacientes eletivos

As orientações iniciam-se com banho utilizando sabonete antisséptico e de acordo com o Dr. José Marcos deve ser realizado de 7 a 10 dias antes do procedimento cirúrgico em ambiente domiciliar. Antes de ser encaminhado ao centro cirúrgico, medidas de prevenção devem ser realizadas. “O paciente deve tomar banho com o sabonete antisséptico, fornecido pela Instituição, lembrando-se de seguir a higiene da cabeça aos pés. Entre as medidas tomadas para o controle de infecção também administramos antibiótico profilático, conforme protocolo interno, seguido pela Instituição”, explica o médico.

De acordo com o ortopedista, as ações realizadas pela equipe do Hospital para o controle de infecção são efetivas. “Eu tenho familiares que vieram de outra cidade para serem operados aqui, eu tenho total confiança no Hospital e sua equipe especializada”, finaliza.

Cirurgias de Urgência

O Hospital da Providência atende grande demanda de pacientes para cirurgias de urgência, nesses casos, de acordo com Dr. José Marcos, a operação é prioritária. “Chegam até o Hospital vários pacientes que precisam ser operados o mais rápido possível, não há tempo hábil para realizar todos os exames, porém após o procedimento cirúrgico os exames são realizados”, diz.

Pós-operatório

A equipe do SCIH acompanham os pacientes ortopédicos até 90 dias após a cirurgia a partir da busca fonada. “Ligamos para os pacientes cirúrgicos e perguntamos se o paciente apresentou sinais de infecção, como febre, saída de pus pela incisão, dor, se fez uso de antibiótico ou procurou algum serviço médico, para prestar atendimento necessário”, explica a enfermeira do SCIH do “Providência” Naiara Cândido.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber