Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Diplomados os novos vereadores do Parlamento Jovem de Apucarana

.

Onze vereadores eleitos para formar o novo Parlamento Jovem, em Apucarana, foram diplomados na tarde desta sexta-feira (14), no Fórum Desembargador Clotário Portugal. A solenidade, sob o comando da vereadora Márcia Sousa, contou com a presença da Dra. Ornela Castanho, juíza eleitoral da Comarca de Apucarana, Dr. Maurício Mazur, juiz da 2a. Vara do Trabalho, Cristiane Rosseti, chefe do Núcleo Regional de Educação, vereador Edson da Costa Freitas e Luiz Carlos Balan, diretor da Câmara Municipal de Apucarana.

Foram eleitos, no dia 15 de maio, vereadores de quatro instituições de ensino:

Colégios Sesi, Izidoro Luís Cerávolo, Alberto Santos Dumont e Antônio dos Três Reis de Oliveira. Essa é a segunda edição do Projeto em Apucarana. Originado através da Resolução nº 01/2017 de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa, o Parlamento Jovem é desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude e com a Escola Judiciária Eleitoral (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

O presidente da Câmara, professor Luciano Molina, parabenizou os 11 vereadores e declarou que os jovens eleitos estão começando a participar do processo político do município de Apucarana. “Esse é um momento importante e especial para todos que estão participando do projeto Parlamento Jovem. Estudantes, como os nossos vereadores, já fizeram história na política do nosso país. Serão todos muito bem-vindos na nossa Casa de Leis. Tenho certeza que os vereadores promoverão a interação entre o Legislativo e a Escola. A partir de agora vão saber o papel do vereador e do cidadão. Vão aprender sobre projetos de lei, requerimentos, indicações, funcionamento da Casa, trabalhos realizados e acima de tudo a integração e o trabalho realizado em parceria com o Executivo”, disse Molina.

A autora do projeto, vereadora Márcia, afirmou que neste momento de diplomação do Parlamento Jovem é importante que seja feita uma reflexão

sobre a importância da juventude no processo de construção histórica. “Temos que acreditar que os nossos sonhos mesmo que aos nossos olhos sejam impossíveis eles podem acontecer”, disse a vereadora Márcia, autora do projeto.

Segundo ela, o Parlamento Jovem surgiu por solicitação do Conselho Municipal da Juventude como forma de garantir que a juventude tenha possibilidade de vivenciar todo o processo político que perpassa pelo direito e também pelo dever. “Em todo processo tivemos o apoio dos funcionários do Fórum Eleitoral, da Coordenadora da Escola Judiciaria, Mary, Dra. Ornella, Câmara de Vereadores que votou e aprovou o projeto, Núcleo Regional de Educação, diretores dos Colégios envolvidos, pedagogas, professoras, secretarias municipais e, hoje, faço um agradecimento especial a todos, pois estamos alcançando os nossos objetivos”, afirmou Márcia.

Aos vereadores eleitos, a vereadora agradeceu “a confiança e seriedade dispensada em todo processo de organização, capacitação, eleição e agora diplomação. Com este projeto alcançamos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 5 “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e ODS 16 promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis as instituições executivas, legislativas e judiciárias”, pontuou a vereadora.

Ornela Castanho atribuiu o Parlamento Jovem a oportunidade que os jovens alunos têm de debater os problemas da comunidade. "Um excelente projeto e mais uma vez o interesse da vereadora Márcia começou o trabalho que passou por várias etapas até chegar a diplomação. Agradeço a Câmara e a todos os órgãos competentes pelo desenvolvimento do projeto e aos eleitos, desejo boa sorte no mandato", disse a juíza.

VEREADORES ELEITOS

Foram diplomados para a legislatura de 2019, onze vereadores, sendo 02 representantes do Colégio Cerávolo, 03 do Colégio Santos Dumont, 03 do Colégio Sesi e 03 do Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira.

- Colégio Estadual Izidoro Luís Cerávolo

Evelyn Aparecida Querio

Lucas Gabriel dos Santos;

Suplente: Deisy dos Santos Silva

- Colégio Alberto Santos Dumont

Naama Diniz Santos

Maria Eduarda Oliveira da Silva

Roberlaine dos Santos Martins

Suplente: Kawanny Beatriz Oliveira da Silva

Colégio SESI

Maria Rafaela Simões

Lucas Gomes de Andrade

Lucas Raone Pereira

Suplente: Sergio Felipe de Melo

- Colégio Antônio dos Três Reis de Oliveira

Kaylany Cristina Pereira

Victor Hugo Gomes

Marcos Antônio Claudino

Suplente: Samara Athina Diogo

PARLAMENTO JOVEM EM APUCARANA

Em fevereiro deste ano, o presidente do legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, assinou o Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem, edição 2019. O termo também foi assinado pela Dra. Ornela Castanho, juíza da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana.

O Parlamento Jovem tem como objetivo apresentar aos futuros vereadores a atividade parlamentar e o processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

Como na 1ª edição, o Parlamento Jovem será composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 5º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos do Município de Apucarana. No Termo de Adesão, o Legislativo Apucaranense compromete-se a assumir as competências e atribuições previstas no projeto.

O projeto Parlamento Jovem segue um cronograma do TRE. As próximas atividades serão: Diplomação no dia 06 de junho; Posse, 1ª e 2ª Sessão Ordinária. As datas serão definidas pelo TRE. O encerramento das atividades está previsto para o mês de novembro. O coordenador do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Apucarana, é o Dr. Wilson Roberto Penharbel.



O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber