Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Saúde alerta para casos de dengue em Apucarana

.

Com 147 casos de dengue confirmados em Apucarana dentro do atual ano epidemiológico da doença, iniciado em agosto do ano passado, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) divulga um alerta e convoca a população para unir força junto ao poder público no combate ao mosquito Aedes aegyti. O número divulgado hoje pela AMS, sendo 128 autóctones e 19 importados, é quase o dobro no último balanço. Há 23 dias o total de casos na cidade era de 78.

A situação da dengue é uma preocupação das autoridades de saúde em todo o Estado. Conforme o último boletim da doença, atualizado semanalmente pela Secretaria de Estado da Saúde e divulgado na terça-feira (11), houve um aumento de 12,02% na ocorrência de casos confirmados, com 1.449 novas confirmações.

Agora o Estado totaliza 13.504 casos confirmados desde agosto de 2018. Foz do Iguaçu e Londrina registram o maior número de casos, com 1173 e 1047, respectivamente. Maringá soma 363 confirmações da doença e Cambé 322. No total são 17 mortes em todo o Paraná

“A população precisa se manter alerta, intensificando os cuidados para eliminar qualquer recipiente com água parada”, conclama o prefeito Junior da Femac, lembrando que os esforços do poder público há meses têm sido além do trabalho de rotina dos agentes de endemias, com equipes estendendo as visitas domiciliares para os finais de semana.

Também foi desencadeada uma força-tarefa envolvendo várias secretarias, incluindo, além da Saúde, a do Meio Ambiente, Educação, Agricultura e de Serviços Públicos. A ação de prevenção e combate à doença inclui, por exemplo, roçagem de terrenos vazios, recolhimento de entulhos, pneus e lixo reciclável.

Orientações para evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue:

- Evitar o acúmulo de lixo e entulhos; - Deixar fechados sacolas e recipientes com lixo; - Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre

vedados; - Remover a sujeira das calhas e ralos; - Não deixar pneus com água e em lugares descobertos; - Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo; - Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água; - Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas; - Manter vasos sanitários sem uso fechados; - Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana; - Esticar lonas para não formar poças; - Lavar os recipientes de água dos animais com esponja e sabão.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber