Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Jovens do Pré-aprendiz visitam o Instituto Federal em Ivaiporã

.

Um grupo de alunos do Programa Pré Aprendiz da Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana conheceu recentemente atividades acadêmicas desenvolvidas na unidade Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante a visita técnica, os jovens estiveram acompanhados do coordenador do projeto, Dorival Miguel, e da professora Franciele Borsuk, do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). “O primeiro contato foi com o laboratório de Física, onde nossos alunos puderam conhecer projetos de robótica utilizando a plataforma da Lego e também Arduino, que é uma plataforma eletrônica. Na sequência, fomos ao laboratório de Eletrotécnica, onde o professor Dr. Rodrigo Barriviera apresentou os equipamentos utilizados para aulas práticas na área de automação industrial, eletrônica e instalações elétricas”, relata Dorival Miguel.

Outra atividade que chamou bastante a atenção do grupo foi a usina fotovoltaica. “O professor Anacreone da Silva Souza explicou o funcionamento, bem como seus benefícios ao meio ambiente, mostrando um projeto que faz com que a placa fotovoltaica se movimente de acordo com sol e aumente a capacitação de energia em até 40%”, detalha o coordenador do programa apucaranense.

Já com instruções do professor Me. Luiz Leonardo de Siqueira, os jovens aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer um projeto de automação residencial de baixo custo utilizando Arduino (plataforma eletrônica) e um emissor de infravermelho para controlar o ar condicionado através de um celular ou notebook conectado em uma rede de internet. “Ao final, a professora Flavilene da Silva Souza mostrou mais um projeto de robótica utilizando Lego para luta de robôs (Sumo) e um seguidor de linha utilizando sensores infravermelhos e Arduino”, informa Dorival.

A visita técnica foi encerrada com uma confraternização. “Em nome do prefeito Júnior da Femac agradecemos imensamente ao professor Me. Luiz Leonardo de Siqueira, que atualmente se encontra na direção de pesquisa e extensão do campus, pela acolhida. Nossos jovens aprenderam muito com as informações e projetos repassados pelos professores da unidade”, diz Dorival Miguel, coordenador do Programa Municipal Jovem Aprendiz.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber