Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Apucarana

    Escritor lança documentário que retrata a cena cultural de Apucarana 

  • O escritor e rapper Rafael Ferreira Vieira, o Rafa na Raça​, acaba de lançar um documentário que retrata a cena cultural de Apucarana. Foto: TNOnline
    Foto por
    Escrito por Cindy Santos
    Publicado em 11/06/2019 Editado em 11/06/2019

    O escritor e rapper Rafael Ferreira Vieira, o Rafa na Raça, acaba de lançar um documentário que retrata a cena cultural de Apucarana dos anos 2000 até meados de 2018, com enfoque no hip hop. Brasil Navalha mostra a trajetória do escritor e sua incessante busca pelo reconhecimento e valorização da arte independente produzida no município. 

    Além disso, o documentário também levanta questões políticas relacionadas aos investimentos na área cultural, além de provocar uma reflexão sobre a falta de conhecimento da população em relação ao trabalho desenvolvido pelos artistas locais. 

    Foto: Reprodução

    (Foto: Alex Rocha)

    "O documentário questiona o Sistema Nacional de Cultura, questiona a própria Secretaria Municipal de Cultura de Apucarana que muitas vezes dá espaço para artistas de outras regiões, quando aqui mesmo na cidade existem artistas muito bons e que infelizmente não são reconhecidos", analisa o escritor. 

    No vídeo, a biografia de Rafa na Raça é contada através de depoimentos de artistas que também estão inseridos na cena cultural apucaranense. Rafael Ferreira Vieira é autor do livro Perplexia, lançado em 2017. Tem mais de 40 composições musicais além de parcerias como o disco Não Há Educação sem Cultura, da União Lado Torre (ULT).

    Foto: Reprodução

    (Foto: Arquivo Pessoal)

    CAFÉ FILOSÓFICO
    Em julho, o documentário Brasil Navalha será exibido no Sesc Apucarana, durante um Café Filosófico. "Serão dois filósofos mediando as discussões, cuja órbita é a questão cultural de Apucarana, além da reflexão ao que nos é roubado todos os dias. A nossa cultura mãe", adianta. 

    A data do Café Filosófico ainda será confirmada pelo Sesc. Assista abaixo o documentário Brasil Navalha, produzido por Guilherme Zacarias.


    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    TNTV

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Escritor lança documentário que retrata a cena cultural de Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias