Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Conferência discute segurança alimentar e nutricional

.

Com o tema “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”, Apucarana realiza neste dia 19 de junho, às 13 horas, no Centro da Juventude, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a programação vai debater três eixos temáticos: Alimentação como princípio de existir; Desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos.

 “Convidamos todos os apucaranenses a estar conosco neste momento onde vamos, em conjunto, pensar, levantar, propor e deliberar sobre o alimento que temos e o que queremos. Trazendo a reflexão de que não adianta apenas a quantidade, é fundamental que o que chega à nossa mesa tenha qualidade nutricional, afinal, o alimento traz saúde para o nosso corpo”, destaca Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social. De acordo com ela, a qualidade nutricional é uma preocupação da gestão Beto Preto e Júnior da Femac. “Um exemplo são as refeições servidas em nossas escolas, cujo cardápio é elaborado por nutricionistas e que por isso introduzem junto aos alunos hábitos alimentares saudáveis”, lembrou a secretária.

Com participação aberta a todos os interessados, estão sendo convidados para o evento tanto quem consome (população, profissionais de nutrição, da área da saúde e entidades em geral), quem presta assistência técnica (Emater, Seab e secretaria da Agricultura) e quem produz alimentos (agricultores). “O conselho municipal é atuante e sensível às demandas do setor, sendo vigilante e interagindo com outros conselhos, como o de meio ambiente, para garantir que a população tenha acesso a uma alimentação diversificada, segura e saudável”, comunicou David Brito, presidente do Consea. Ele chama a atenção para a necessidade das pessoas se preocuparem mais com o que consomem. “Ouve um tempo em que o grande foco era o combate à desnutrição pela escassez do alimento, hoje a desnutrição ainda está presente, mas devido a falta de nutrientes na alimentação”, disse Brito.

A realização das conferências é um componente obrigatório na estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que é um sistema público, semelhante ao SUS, instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). “Os interessados em participar da conferência devem se inscrever antecipadamente no Centro Social Urbano, do Parque Bela Vista, ou através do e-mail conselhosapucarana@gmail.com”, orienta David Brito, presidente do Consea. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3425-1511.

Programação da conferência

13 horas – retirada das credenciais

13h30 – abertura oficial com apresentação cultural

14 horas – palestra “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”, com a mestre em nutrição Tatiana Marin

14h50: debate com blocos de perguntas

15 horas – “coffee-break”

15h15 – grupos de trabalho

15h50 – plenária final com aprovação das liberações

16h30 – eleição dos delegados para a conferência estadual

17 horas - encerramento


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber