Quando as férias acadêmicas vão se aproximando, é sinal de diminuição de vendas. A afirmação é do comerciante Everton Ciraque, proprietário há 28 anos de um mercado localizando próximo do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na zona leste. Faltam estudos mais detalhados do impacto econômico das universidades no município, mas comerciantes e prestadores de serviço já descobriram que esse é um público consumidor que veio para ficar.
Segundo o comerciante, em média, 100 estudantes vão por dia no mercado dele, o que corresponde a um aumento de mais de 30% nas vendas. “ Eu sinto um impacto muito grande causado pelos estudantes. Quando entra a férias, o nosso movimento diminui bastante, sinto muito a falta deles”, comenta Everton.O dia de maior movimento no seu estabelecimento é nas terças verdes, quando frutas e verduras são colocadas em promoção.
“ Os estudantes gostam muito de verduras, então em toda terça verde o movimento acaba triplicando. A vinda dos estudantes ajudou e muito o nosso comércio”, ressalta. Uma das clientes do mercado é a Luana Gabriele Teixeira Chagas, de 21 anos, a jovem veio de Barbosa Ferraz e está no terceiro ano de Licenciatura em Química. Além alugar um imóvel, ela também faz suas compras na região.
“Eu compro sempre o que eu preciso aqui mesmo. Moro perto da UTFPR e consumo no comércio local” conta.Atualmente na UTFPR, existem 1553 alunos matriculados. Destes apenas 5,71% são de Apucarana, outros 30% são do Estado. O restante vem de vários estados do país. “É uma honra ter uma universidade reconhecida e valorizada por esses alunos que vem de tão longe acreditando no ensino. Como professora e coordenadora da mostra de profissões trabalho também para mostrar para Apucarana o quanto a universidade pode ser benéfica para cidade ”, comenta Danielle Gonçalves Professora e Coordenadora dos projetos de extensão da UTFPR.
O mercado imobiliário também sente o reflexo positivo causado pelos estudantes. Paulo Henrique Marques, que trabalha no setor de locação, destaca a procura por imóveis nas regiões onde universidades e faculdades estão instaladas.“Por conta dessa alta demanda de locatários, não temos quase imóveis disponíveis nessas localizações. A maioria dos locatários são estudantes. Sempre que os resultados de vestibulares e do Sisu são divulgados, as famílias de outras cidades e de outros estados já começam a procurar imóveis, ” detalha Paulo.
O movimento na região do campus da Universidade Estadual de Paraná (Unespar) também foi positivo para o proprietário de um restaurante e lanchonete localizado bem em frente a instituição. Segundo Carlos Estevam, 85% dos clientes são estudantes, tanto que o local só funciona quando tem aula, de segunda a sexta. “Quando não tem aula nem abro o bar, pois o principal movimento é gerado pela universidade,” finaliza.
Deixe seu comentário sobre: "Universitários se fortalecem como novo público consumidor de Apucarana"