MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Um caso de abuso sexual de menores é registrado por semana em Apucarana

Um caso por semana de violência sexual contra crianças ou adolescentes é registrado por semana em Apucarana. A média é baseada em números levantados pela Delegacia da Mulher, que contabilizou cinquenta casos no ano passado. De janeiro a abril deste ano, f

Da Redação

·
Um caso de abuso sexual de menores é registrado por semana em Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.06.2019, 08:56:00 Editado em 01.06.2019, 08:58:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um caso por semana de violência sexual contra crianças ou adolescentes é registrado por semana em Apucarana. A média é baseada em números levantados pela Delegacia da Mulher, que contabilizou cinquenta casos no ano passado. 

continua após publicidade

De janeiro a abril deste ano, foram 14 denúncias recebidas pela unidade, que é responsável pela investigação desse tipo de crime. O número é 12,5% menor que o mesmo período de 2018, que teve 16 registros. No entanto, para a Polícia Civil o índice está muito distante da realidade. De acordo com a delegada Sandra Nepomuceno, 90% dos casos não chegam ao conhecimento da polícia, pois ocorrem de forma velada dentro das casas das vítimas. “Por isso é tão importante o apoio da rede de proteção, como por exemplo, a observação de professores nas escolas, diante do comportamento diferente dos alunos e de lesões aparentes”, alerta. 

A delegada assumiu o cargo neste mês e já possui um plano de ação para combater a exploração sexual de menores no município. “Pretendemos desenvolver um trabalho de informação junto à comunidade para que as pessoas tomem ciência dos diversos meios de denúncia e assistência em casos de violência contra crianças e adolescentes e tenham maior proximidade com o trabalho policial”, detalha.

continua após publicidade

 Em virtude do grave trauma físico e psicológico causado pela violência sexual, as vítimas são encaminhadas inicialmente ao Centro de Atendimento à Mulher (CAM) que oferece atendimento com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entidades ligadas à rede municipal de proteção. “As vítimas inclusive podem procurar diretamente o Creas e o CAM que também encaminham as situações de crimes envolvendo crianças para a delegacia. É um trabalho em conjunto da rede de proteção da criança e adolescente”, destaca a delegada. 

A pena para o crime de violência sexual contra criança e adolescente varia de acordo com o caso. Em crimes mais graves, como estupro de vulnerável, a pena é de 8 a 15 anos de prisão. Já exploração sexual de criança e adolescente a pena pode chegar a 10 anos de reclusão. 

CAMPANHAS

Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Apucarana, estudos mostram que pelo menos 80% dos casos registrados são praticados por pessoas do convívio da vítima. Os dados foram divulgados durante lançamento da programação local vinculada à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja programação foi realizada durante todo o mês de maio.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Um caso de abuso sexual de menores é registrado por semana em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!