Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Colégio Nilo Cairo receberá Moção de Aplausos

.

Em reunião na tarde desta quinta-feira (23/05), com o presidente do legislativo, professor Luciano Molina, com a vereadora Márcia de Sousa e o diretor da Câmara Municipal, Luiz Carlos Balan, as diretoras do Colégio Estadual Nilo Cairo, Maria Luísa da Silva Samuelsson e Doroty Campos, definiram para o dia 17 de junho, no Salão Nobre do Colégio Nilo Cairo, a entrega da Moção de Aplausos, à instituição de ensino. A honraria proposta pela vereadora Márcia, foi aprovada por unanimidade dos vereadores no início deste ano.

A Moção será entregue, às 15h30, antecedendo a Sessão Ordinária, que também será realizada no local. “Mais uma vez estaremos levando a nossa estrutura para uma instituição de ensino. O primeiro local que realizamos a Sessão Ordinária, fora do Legislativo, foi no Colégio São José, em comemoração aos 100 anos dos Oblatos no Brasil e agora, iremos fazer a Sessão com a entrega da Moção, que é de autoria da vereadora Márcia”, explica o presidente.

Além de convidados, como professores, ex-professores, diretores e ex-diretores, amigos e colaboradores do Colégio, cerca de 60 alunos do 9º ano acompanharão a entrega da Moção e a Sessão Ordinária. “Será uma data e um momento especial para todos nós. No mês em que o Colégio comemora 70 anos estaremos prestando esta homenagem”, disse a vereadora.

História do Colégio Nilo Cairo

Em 1949, o secretário de Negócios de Educação e Cultura, Nilson Taroba Ribas, representando, na ocasião, o governador do Estado, Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto inaugurou o Grupo Escolar Municipal de Apucarana, tendo como diretora a professora Ailena Luvison Franck. O grupo escolar englobava a Escola Normal Regional e a Escola Normal Secundária, sendo desmembrado em 1956 e permanecendo apenas a Escola Normal Secundária que se juntou à Escola de Aplicação, surgida no mesmo ano. Ambas funcionaram no prédio que viria a se tornar sede do atual Colégio Estadual Nilo Cairo.

A denominação atual Colégio Estadual Nilo Cairo foi oficializada em 1977, em homenagem ao Dr. Nilo Cairo da Silva, natural da cidade de Paranaguá. Foi

oficial militar, médico, professor e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja fundação defendeu exaustivamente.

Além de emprestar seu nome ao colégio de maior porte do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Apucarana, Dr. Nilo Cairo recebeu também como homenagem póstuma um busto na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, em frente ao prédio histórico da UFPR.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber