Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Plano vai nortear aplicação de recursos ambientais em Apucarana

.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Apucarana (Commap), trabalha na definição de projetos que vão compor o plano de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, para o biênio 2019/2020. A discussão de iniciativas já em andamento e outras que devem integrar o cronograma de ações aconteceu nesta semana, durante reunião no gabinete municipal.

Mediado pelo prefeito Júnior da Femac, o momento contou com a presença do presidente do Commap, Lauro Kuchpil, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, além de outros membros do conselho municipal. “Temos um diálogo muito positivo com toda diretoria do Commap, que realiza um grande trabalho em favor do setor e essa parceria vem refletindo em grandes ganhos para o meio ambiente em nosso município”, assinalou Júnior da Femac, citando como exemplo a recente aquisição de dois caminhões, com recursos do fundo municipal, que foram cedidos à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap). “Essa parceria viabilizou o reforço da coleta seletiva”, destaca o prefeito.

Entre as iniciativas em andamento discutidas na reunião estiveram o repovoamento dos lagos Jaboti, Raposa e Schmidt, bem como diversos córregos e rios da zona rural. “Já efetivamos a aquisição de 400 mil alevinos de espécies como jundiá, lambari, pacu e piauçu, mas neste encontro estudamos a possibilidade de adquirirmos ainda mais”, revelou Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente.

Outras ideias em pauta foram a construção de um marco das três bacias (Tibagi, Ivaí e Pirapó), em área próxima ao Supermercados Canção, e instalação de 13 aeradores no lago do Parque Municipal Jaboti. “Os equipamentos já foram adquiridos e agora estamos trabalhando na viabilização da instalação, que é algo especializado. Os aeradores vão injetar mais oxigênio no lago, melhorando a qualidade da água”, explica Bobig. Ações para uma maior preservação das nascentes, instalação de fossas sépticas na zona rural e a retomada do projeto de implantação de hortas urbanas também foram discutidas e devem integrar o plano de aplicação dos recursos do fundo ambiental para os próximos meses.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber