Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Projeto Sacola retornável será levado para o ‘Afonso Camargo’

.

Depois dos resultados positivos alcançados pelo projeto Sacola Retornável na Vila São Carlos, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão expandir o trabalho da coleta seletiva. O próximo bairro a receber o projeto será o Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo, região norte de Apucarana. A distribuição das sacolas deve começar em 30 dias.

O projeto piloto foi lançado em julho do ano passado junto aos moradores da Vila São Carlos, região oeste de Apucarana. Cerca de 500 famílias aceitaram fazer parte do trabalho e receberam sacolas retornáveis de 100 litros. Segundo dados tabulados pela cooperativa, a medida gerou aumento de 50% da quantidade de material reciclável coletado.

De acordo com o gestor da Cocap Antônio Roberto Nogueira, a administração municipal já liberou os insumos para a confecção de outras mil sacolas retornáveis para a coleta dos recicláveis. Elas serão confeccionadas pelos próprios cooperados, já a partir da semana que vem. Ele explica que o próximo passo é visitar o bairro escolhido e iniciar uma mobilização junto à comunidade. “Iniciaremos uma campanha de divulgação para mobilizar a comunidade visitando igrejas, postos de saúde e demais locais de grande circulação de pessoas para engajar a população na coleta seletiva. Durante esse processo também faremos o cadastramento dos moradores interessados e distribuiremos as sacolas”, explicou. “É muito importante que a população apoie nosso trabalho na cidade. 

A Cocap é uma das poucas empresas da cidade que satisfazem o tripé econômico, social e ambiental. Econômico porque estamos gerando renda para 54 famílias de cooperados, social porque trabalhamos gerando empregos para uma parcela da população socialmente vulnerável e ambiental principalmente porque esse é o nosso negócio, a reciclagem”, pontua o gestor da cooperativa.

NOVOS VEÍCULOSOs trabalhos da coleta em Apucarana forma reforçados desde o mês passado com a chegada de dois novos caminhões à cooperativa, adquiridos com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. De acordo com o gestor da Cocap, eles agora contam com 5 veículos no total para a coleta nos bairros, o que permite trabalhar com um veículo reserva. “Antes quando dava algum problema ou furava pneu a gente precisava suspender a coleta, agora isso não acontece mais”, explica.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber