Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Dezenas de alunos realizam manifestação no centro de Apucarana 

.

Dezenas de alunos da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, campus Apucarana se reuniram por volta das 15h desta quarta-feira (15) na Praça Rui Barbosa para a realização de uma manifestação contra os cortes na educação. 

Os universitários, por volta das 17h15 resolveram andar pelas ruas centrais, desceram a Av. Curitiba sentido a Praça Interventor Manoel Ribas. A manifestação deve acontecer até às 20h. 

“A situação é bastante difícil, o orçamento que foi liberado, foi pra se manter de forma precária. É impossível a gente trabalhar. Esses cortes levaram a instituição, a Unespar Apucarana, fazer uma atuação dramática, como foi cortar subsídios dos alunos do Restaurante Universitário, RU. Se não acontecer a liberação o nosso cenário irá piorar, e o pior, não temos onde recorrer na tentativa de manter o campus aberto,” comentou Daniel Fernandes, diretor do campus Apucarana. 

A estudante Cíntia Bueno de 24, que cursa letras espanhol na Unespar, e é também representante discente do conselho de campus, disse que a situação que vivem é alarmante. “ A educação é a solução para os problemas e estão fazendo cortes, essa manifestação é uma forma de mostrar para o governo que a Universidade faz a diferença.  O governo tem que olhar pra essa manifestação como uma forma de acordar, para ver que a educação é a melhor forma de mover o mundo e não cortar verbas que vai prejudicar cada vez mais a população,”  finaliza.

Durante Assembleia Geral de Campus, realizada na noite de segunda-feira (13), representantes dos estudantes e docentes decidiram realizar a manifestação. 

Em nota, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), que responde pela demanda, disse que o contingenciamento orçamentário, adotado no mês de janeiro para todas as áreas do serviço público estadual, não é um corte de recursos. Segundo a secretaria, trata-se da retenção de parte da verba prevista na Lei Orçamentária Anual por período determinado. De acordo com a SEFA, a medida não suspende e nem cancela verbas públicas programadas para manter as instituições do Estado. 


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber