Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Encontro promove a valorização da mulher rural

.

O 5º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural de Apucarana proporcionou um dia especial para as agricultoras. Diversos momentos foram programados ao longo desta quinta-feira (09/05), como palestras, almoço, piadas e brincadeiras, concurso de beleza da mulher e garotinha rural e sorteio de brindes.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, participou da abertura do evento, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana. Também estiveram presentes a vereadora Márcia Sousa, que representou o Legislativo, a presidente do sindicado, Laíde Lopes Suzuki, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, o secretário de Agricultura, José Luiz Porto, e o gerente local da Emater, Geraldo Maronezi.

Junior da Femac lembra que sua mãe, professora Maria Toschi, nasceu na Caixa de São Pedro, onde viveu até os 12 anos de idade. “Eu tenho dentro de casa o exemplo de uma mulher que tem suas raízes na zona rural. Tenho a inspiração desta força e desta garra que são características da trabalhadora rural”, assinala Junior da Femac.

O prefeito afirma que, além de exercer o papel de cuidadora e de suporte da família, a mulher vem também cada vez mais participando da gestão da propriedade. “Temos presente aqui neste encontro uma mulher que está exportando café para a Austrália, demonstrando toda a capacidade inata que a mulher tem de desenvolver várias atividades ao mesmo tempo, inclusive a de gerir o negócio”, frisa Junior da Femac.

O secretário de Agricultura salienta que as mulheres, por viverem mais que os homens, devem se inteirar da gestão da propriedade e também quanto à aposentadoria. “As mulheres vivem, em média, entre 7 e 10 anos a mais que os maridos. Além do natural protagonismo que elas devem exercer, esse é mais um motivo para que elas estejam por dentro da gestão da propriedade, tendo conta conjunta com o marido e pedindo para constar o seu nome na ficha da Nota do Produtor Rural”, orienta Porto.

De acordo com Laíde Lopes Suzuki, presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, um dos principais objetivos do evento é promover a valorização da mulher do campo. “Buscamos proporcionar um dia especial para valorizar ela como mulher, mãe e trabalhadora. Neste encontro, a mulher rural vem para a cidade, sai da invisibilidade e participa deste momento de confraternização e também de capacitação”, frisa Laíde.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, Machado ministrou palestra visando elevar a auto-estima. “A mulher é cuidadora e precisa também ter o cuidado com ela mesma. Precisa ter seus momentos de lazer, cultivar laços de amizade, fazer compras, assistir a um bom filme. Para que ela tenha esse tempo,  é preciso haver diálogo e os afazeres serem divididos entre os membros da família”, ressalta.

Denise afirma que a mulher rural deve aproveitar o meio em que vive, usufruindo tudo o que a natureza oferece, para ter uma vida saudável. “A natureza já proporciona ar puro, luz solar, água e alimentação saudável, que associado a exercícios físicos, repouso, temperança e confiança em Deus garantem uma melhor qualidade de vida”, cita a secretária.

Também estavam previstas palestras sobre geração de renda na agricultura familiar, com Zenilton Ortiz, coordenador regional da Fetaep, e enfrentamento à violência contra a mulher, com a delegada Sandra Nepomuceno.

O encontro é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apucarana, com o apoio da Emater, Fetaep e Prefeitura de Apucarana. O evento também contou com a parceria do “O Boticário”, responsável pela maquiagem das participantes do concurso de beleza, e da concessionária Fiat que fez uma exposição de carros.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber