Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Projeto “Visita Guiada” da Autarquia Municipal de Saúde vira documentário

.

Uma equipe de filmagem Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) está em Apucarana para produzir um documentário sobre o projeto “Visita Guiada” da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Durante dois dias, cinegrafistas e jornalistas cumprem agenda de coleta de imagens e depoimentos de todas as etapas deste atendimento prestado pela Escola da Gestante.

Os webdocs “Brasil, aqui tem SUS”, como o que está sendo produzido em Apucarana, retratam experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país. A série de vídeos do CONASEMS já conta com 36 produções, divididas em três temporadas. Os “docs” mostram projetos vencedores das Mostras Brasil, aqui tem SUS, realizadas em 2016, 2017 e 2018.

Segundo informa a direção do CONASEMS, os vídeos são produzidos especialmente para mostrar o SUS que dá certo. O CONASEMS, como entidade que representa as 5.570 secretarias municipais de saúde, retrata por meio desses documentários o trabalho realizado diariamente pelas equipes de saúde que se dedicam para oferecer saúde pública de qualidade. O objetivo da divulgação desses trabalhos, além de influenciar os gestores municipais de saúde a replicar as boas práticas, é também promover pautas positivas acerca do SUS.

Os Webdocs integram a programação nacional da TV Câmara e do Canal Saúde. O vídeo sobre o projeto premiado de Apucarana-PR será lançado em junho em todas as mídias do CONASEMS e, em julho, fará parte da programação do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, que vai reunir cerca de 4 mil gestores e trabalhadores do SUS.

O projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil foi selecionado em primeiro lugar entre os 21 projetos do Paraná apresentados na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, realizada durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em julho de 2018.

Ao ser entrevistado para o documentário, o prefeito Junior da Femac lembrou que a “Visita Guiada” faz parte das medidas adotadas durante gestão Beto Preto para melhoria da qualidade do atendimento as gestantes no município. “Esse documentário é um reconhecimento das boas práticas que estão acontecendo na área da saúde nos últimos anos”, enfatizou Junior da Femac.

Projeto “Visita Guiada”

O projeto “Visita Guiada” de grávidas ao Hospital da Providência Materno Infantil é disponibilizado às futuras mamães atendidas na Escola da Gestante, através de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde. A iniciativa começou a ser desenvolvida em 2015.

Com a adesão espontânea das gestantes, as visitas guiadas à maternidade são antecedidas por orientações sobre o processo de trabalho de parto, aleitamento e esclarecimentos de dúvidas, que são prestadas na Escola da Gestante.

Com dia e horário agendado, a gestante e o acompanhante visitam a maternidade, fazendo o roteiro que será percorrido no dia do nascimento do bebê, conhecendo, por exemplo, a estrutura dos quartos e salas de parto.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, explica que durante a visita as gestantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura da maternidade, métodos utilizados durante o trabalho de parto, a sala de parto, a rotina do hospital, bem como a equipe multiprofissional que irá lhe prestar atendimento.

“A familiarização com a ambiente da maternidade contribui para deixar à gestante mais tranquila e confiante, facilitando a assistência na hora do parto”, observou Kaneta.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber