Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Número de alvarás para novas obras tem crescimento de 23% em Apucarana

.

O setor da construção civil começou o ano aquecido em Apucarana. De janeiro até o final de março, a Prefeitura de Apucarana, expediu 216 alvarás de obras, 40 a mais em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram expedidos 176, um aumento de 23%. Para empresários da área, a expectativa é que esse seja o ano da retomada.Nos últimos anos, o setor vem enfrentando uma série de altos e baixos. Em 2016, ano considerado atípico para a construção, marcado pela queda de produção, com uma retração de 5% no PIB do setor, foram expedidos 689 alvarás. Em 2017, a construção retomou fôlego no município, com crescimento de 8,41% e liberação de 747 alvarás. No ano passado, foram 718 liberações, uma redução de 3,88%. 

Segundo Caroline Souza, Engenheira Civil da Prefeitura, para 2019 é esperado que se mantenha o crescimento do trimestre. “Em 2017 tivemos esse crescimento maior de alvarás, pois na época houve uma alteração em uma resolução da Caixa Econômica que acabou impulsionando a construção. Muita gente apressou projetos. Em 2018, ficamos praticamente na mesma margem. Para esse ano, a expectativa é melhor, ” explica.O crescimento também é esperado no setor privado. O construtor Mário Fukuda, por exemplo, está bastante otimista. “Acho que vai ser um bom ano para a construção, estou muito animado, inclusive já com projetos em andamento. Para 2019 nossa expectativa é crescer 200%, e isso acaba também refletindo na economia local com mais geração de emprego, ” comenta. Atuando na área há 35 anos, Sérgio Barbosa de Souza destaca que confiabilidade no mercado aumentou e com isso os investimentos vão surgindo. “ Nós estamos otimistas, estamos construindo 80 apartamentos e 20 já estão vendidos. Nossa expectativa no governo é muito grande, por isso já estamos com as obras em andamento pois acreditamos em medidas que serão ainda adotadas que vão dar aquele empurrão, assim gerando mais empregos e renda, ” ressalta.De acordo com o gerente regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Crea-PR, o engenheiro civil Jeferson Antônio Ubiali, com o crescimento do setor, o trabalho de fiscalização também aumenta. “Nós passamos por um período de recessão muito forte e estamos recuperando parte desse recesso. A tendência é de recuperação de mercado que reflete para a construção, nós do Crea estamos trabalhando com a Prefeitura e a comunidade o plano diretor do município que é extremamente importante para o desenvolvimento da cidade, ” relata Jeferson.Ele lembra que o órgão busca o acompanhamento técnico para que as obras sejam executadas com segurança, dentro das normas e com a utilização dos devidos equipamentos. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber