Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana supera 10 mil universitários

.

Universidades ofertam 41 cursos de graduação |  Foto: Sérgio Rodrigo
Universidades ofertam 41 cursos de graduação | Foto: Sérgio Rodrigo

Apucarana acaba de superar o patamar de 10 mil universitários matriculados nas quatro instituições de ensino superior presencial e nos polos semi-presenciais e de ensino à distância (EAD). Os números integram um balanço divulgado ontem pela Prefeitura de Apucarana. 

“Nos seus 75 anos Apucarana comemora a marca de 10.057 estudantes universitários matriculados nas instituições instaladas na cidade, sendo 5.443 em cursos presenciais e mais 4.614 em cursos semi-presenciais ou de EAD”, comemora o prefeito Junior da Femac. 
Conforme avalia Junior, a consolidação de Apucarana como polo universitário é um trunfo para a cidade e região, considerando que a qualificação de profissionais contribui de maneira significativa para a atração de novos investimentos. Outro fator que o prefeito destaca é a geração de negócios no segmento imobiliário e no consumo de bens e serviços. “Apucarana já conta atualmente com 41 cursos de graduação – incluindo cinco engenharias - e outros 15 de pós-graduação, além de outros cursos que estão em processo de implantação, incluindo Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Odontologia”, enaltece Junior da Femac. 
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), reitera que Apucarana construiu seu pólo universitário, mas alerta a necessidade de trabalhar mais as suas vocações. “Um dos focos da Acia é atuar em conjunto com o poder público e entidades privadas para trazer o conhecimento para a cidade, por que atrás dele vêm as indústrias, os prestadores de serviços, expansão do comércio e mais empreendimentos”, opina o presidente da entidade, Jayme Leonel. 
Ele lembra que, em parceria da Acia e dos participantes voluntários do Fórum Desenvolve Apucarana, foi criada a Câmara de Ensino Superior de Apucarana (C.E.S.A.). “Trata-se de um comitê de integração da UTFPR, Unespar/Fecea, Fap e Facnopar, sob a coordenação do Fórum Desenvolve Apucarana, que visa promover diversidade, desenvolvimento e oportunidades”, assinala Leonel, acrescentando que lideranças empresariais reivindicam mais cursos da área de Tecnologia da Informação, para suprir a demanda crescente de profissionais neste segmento.
EAD
Além das quatro instituições de ensino presencial: UTFPR, Unespar, FAP e Facnopar, outra alternativa de formação universitária é o Polo Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que, de 2013 a 2019 já formou quase 3 mil alunos de todas as regiões do Paraná. A coordenadora do pólo, Sueli Reis, revela que são ofertados cursos de especialização, licenciatura, bacharelado, formação pedagógica e cursos técnicos por instituições de alto nível, tais como UFPR, UTFPR, UEL, Unioeste, Unicentro, UEPG, Fiocruz e IFPR. 
O município ainda conta com polos de EAD da Unicesumar, Uningá, Uninter, Polo UAB, Facnopar e Uniaselvi.

****

Campus da Unespar tem novo perfil de acadêmicos
Andando pelos corredores das universidades e faculdades de Apucarana é possível ouvir o sotaque de alunos vindos de todos os cantos do Brasil. Somente no campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea) são 2.100 alunos matriculados em 12 cursos de graduação. “O mais antigo deles é o de Ciências Econômicas, que tem 60 anos e o mais novo é de Ciências da Computação, na área da tecnologia e que abre perspectiva de mercado futuro”, observa Leonardo Fávero Sartori, vice-diretor do campus de Apucarana.
Nos últimos anos, a Unespar vem registrando uma mudança no perfil dos estudantes. “Historicamente, recebíamos alunos de Apucarana, do Vale do Ivaí, de Maringá e Londrina. Hoje, por onde se anda no campus, é possível ouvir todo o tipo de sotaque”, comenta Leonardo, acrescentando que esse número expressivo de universitários movimentam o setor imobiliário e o comércio local.
De acordo com ele, atualmente cerca de 15% dos estudantes são oriundos de outros estados. “Os estudantes do nordeste vem especialmente atraídos pelo curso de Turismo, pois lá faltam profissionais nesta área”, reitera.
O campus de Apucarana da Unespar oferece cursos de bacharelado (Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo, Secretariado, Serviço Social e Ciências da Computação) e licenciatura (Matemática, Pedagogia e Letras/Português/Inglês/Espanhol). “As instituições de ensino superior de Apucarana oferecem opções em quase todas as áreas do conhecimento, com exceção de Medicina”, avalia Leonardo. 

***

Faculdades anunciam novos cursos para o município
A Faculdade de Apucarana (FAP) completa 20 anos de atuação em agosto. As atividades acadêmicas tiveram início com o curso de Sistema de Informação, escolhido após ampla pesquisa no mercado de trabalho de Apucarana que possuía uma grande carência de profissionais qualificados em nível superior, na área de informática.
O professor Lisandro Rogério Modesto, diretor da FAP, informa que a instituição conta com cerca de 1.500 acadêmicos que vêm de praticamente todas as cidades do Vale do Ivaí e de outras cidades. Com uma área construída de 13.049 metros quadrados e um terreno com 126.259 metros quadrados, o campus tem espaço e planejamento para crescer. Atualmente possui 10 cursos de graduação. A novidade para os próximos meses será a chegada de quatro novos cursos de graduação: odontologia e as engenharias ambiental, agronômica e civil.
Credenciada em 2001 para o curso de Direito, a Facnopar oferta na modalidade presencial os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Agronegócio, Design de Interiores, Gestão de Recursos Humanos e Marketing. A Facnopar mantém em trâmite a implantação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Educação Física e Psicologia.
Já na área de cursos virtuais, a Facnopar está expandindo suas ações por todas as regiões do Brasil. Os cursos em andamento são Administração, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Pedagogia. Na pós-graduação estão sendo ofertados cinco cursos. Para este ano, está programada a oferta de mais quatro cursos de graduação e outros dois de especialização.

****

UTFPR atrai alunos de vários estados
O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) também vem recebendo cada vez mais universitários de outros estados. É o caso do estudante de Engenharia Civil, Rodolfo Silva Fonseca, que saiu de Frutal (MG) e está no terceiro período do curso. “Sempre sonhei cursar engenharia numa universidade pública. Esta é uma oportunidade que estou tendo aqui em Apucarana, visando ingressar no mercado de trabalho com mais qualificação”, afirma o estudante, que divide uma república situada nas proximidades do campus com mais dois colegas.
Conforme Marcelo Ferreira, diretor-geral da UTFPR, o campus de Apucarana possui 1.534 alunos matriculados nos cursos de graduação de engenharia Civil, Elétrica, Química, Têxtil e de Computação, Licenciatura em Química e Tecnologia em Design de Moda. “Além disso, temos ainda curso de Mestrado em Engenharia Química e os de pós-graduação em Engenharia Ambiental e em Engenharia Química”, completa Marcelo, afirmando que o campus de Apucarana está em processo de expansão e o número de alunos deverá aumentar ainda mais nos próximos anos.
Conforme defende o diretor da UTFPR, Apucarana, como polo natural do Vale do Ivaí e fixada em meio ao eixo Londrina-Maringá, pode formatar um polo de tecnologia da informação. Ferreira destaca que a Unespar oferece o curso de Ciência da Computação, a UTFPR abriu seu novo curso de Engenharia da Computação, e FAP está ofertando o curso de Sistema da Informação. “Com a qualificação de mão de obra podemos nos credenciar a atrair empreendimentos nesta área”, assinala Marcelo Ferreira.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber