Apucarana

Apucarana vai sediar os Jogos Universitários em 2020

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana vai sediar os Jogos Universitários em 2020

Em votação realizada nesta semana em congresso técnico dos 59º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), competição que acontecerá de 17 a 23 de maio em Maringá, a cidade de Apucarana foi eleita para sediar a competição em 2020.

continua após publicidade

A notícia foi oficializada nesta sexta-feira (26/04), ao prefeito Júnior da Femac, pela secretária Municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, que participou do evento que definiu a escolha.

Júnior lembrou que em fevereiro deste ano, juntamente com a secretária Jossuela, esteve em Curitiba na sede do Esporte Paraná, quando colocou Apucarana à disposição para sediar a competição estadual. “Hoje estamos muito felizes com a definição, que pelo que fomos informados foi por aclamação de todos os dirigentes esportivos presentes, o que na prática representa mais uma conquista da gestão Beto Preto dentro da política de valorização do esporte”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

continua após publicidade

Ele lembra que a partir de 2013, com o início da administração municipal, o Município voltou a investir no setor e a sediar competições de nível estadual. “Infelizmente, devido a falta de interesse dos gestores anteriores, o esporte ficou por anos sem receber a atenção merecida. Realidade que ficou para trás, a partir da gestão Beto Preto, e hoje somos reconhecidos como a Casa do Esporte no Paraná”, pontua Júnior da Femac, frisando que as competições estaduais além de promoverem o nome de Apucarana, aquecem a economia local. “São milhares de atletas e dirigentes esportivos que se hospedam na cidade e consomem no comércio local”, exemplifica o prefeito.

Os Jogos Universitários do Paraná (JUPs) são parte dos Jogos Oficiais do Estado do Paraná, organizados pela Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET) em parceria com a Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU).

Cada edição dos JUPs reúne aproximadamente 1.500 participantes. “Os JUPs são disputados por acadêmicos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná. Os campeões dos JUPs participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e, os campeões dos JUBs, habilitam-se para os Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE)”, relata professora Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes de Apucarana.

continua após publicidade

A competição conta com diversas modalidades sendo elas: Atletismo, Atletismo Paradesportivo, Basquetebol, E-Game-Fifa, E-Gmes_LOL (League of Legends), Futsal, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Natação Paradesportiva, Voleibol, Vôlei de Praia.

“A credibilidade de Apucarana em sediar eventos esportivos junto com o Esporte Paraná, deve-se muito a gestão Beto Preto e ao prefeito Júnior da Femac, que juntos realizam um trabalho que faz do município a Capital do Esporte do Estado”, diz a secretária Jossuela. Ainda não há um mês definido para a competição em 2020. “Vamos aguardar a definição por parte do Governo do Paraná. Contudo, podemos afirmar que iremos atuar para que seja mais uma competição marcante em nossa cidade”, concluiu Jossuela.