Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Apucarana

    Igreja Ortodoxa celebrou hoje a Sexta-feira Santa. Páscoa acontece domingo

  • Foto: Sérgio Rodrigo
    Foto por
    Escrito por Sílvia Vilarinho
    Publicado em 26/04/2019 Editado em 26/04/2019

    A Sexta-feira Santa da comunidade ucraniana foi celebrada hoje (26), uma missa cheia de tradição foi presidida pelo padre Eduard Tarauk. E Aproximadamente 40 famílias de Apucarana vão comemorar neste domingo (28) a Páscoa. A data é comemorada com uma semana de diferença, pois os cristãos ortodoxos seguem o calendário Juliano, por isso as datas distintas, mas segundo o padre da Paróquia Proteção da Santíssima Mãe Deus, o significado é o mesmo, a ressurreição de Cristo.

    O padre, que é ucraniano e falou com a reportagem por intermédio de um intérprete, destaca que a celebração acontece neste domingo, às 5 horas, na Igreja Ucraniana Autocefálica, com missa pascal. Uma das diferenças da Páscoa Ortodoxa é que as pessoas levam os alimentos que não consumiram durante a quaresma para serem abençoados. Aqueles que não pertencem à religião também estão convidados para participar das festividades e conhecer um pouco dessa cultura.

    Outra peculiaridade da Páscoa Ortodoxa são os ovos, que não são de chocolate e nem são confeccionados para ser consumidos. As chamadas pêssankas são feitas com ovos galinha mesmo, que ganham cor e possuem um significado muito especial para os ucranianos.

    As chamadas Pêssankas simbolizam a vida e levam cerca de duas horas para ficarem prontas. São ovos com desenhos que representam os votos dados a pessoa que recebe o presente. Uma flor desenhada numa pêssanka simboliza o amor, já um sol ou uma estrela quer dizer realização, longa vida e boa sorte. “ Diferente do chocolate que a gente come, nossos ovos, as pêssankas representam aquilo que desejamos para a pessoa. São sentimentos bons depositados em cada peça. Na história do povo ucraniano sempre esteve presente a tradição de colorir ovos de Páscoa”, explica Dorotéa Tchopko, que é descendente de ucranianos e preparou cerca de 50 ovos que serão colocados nas cestas das famílias nesta Páscoa.

    Foto: Reprodução


    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    TNTV

    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Igreja Ortodoxa celebrou hoje a Sexta-feira Santa. Páscoa acontece domingo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias