Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana fecha programação do “Maio Amarelo”

.

Entidades envolvidas na organização do Movimento Maio Amarelo, que este ano tem como mote “no trânsito, o sentido é a vida”, realizaram nesta sexta-feira (26/04), na Prefeitura de Apucarana, uma reunião para definir a programação do evento, que acontece ao longo do próximo mês com diversas atividades. Uma realização encabeçada pela Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o objetivo é, através de ações integradas entre o poder público e a sociedade civil, chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. “Temos que nos conscientizar que trânsito é coisa séria e que sem respeito mútuo não chegaremos a lugar algum. No trânsito, a pessoa exerce vários papéis, ora é motorista, noutra é pedestre, ciclista, motociclista, por isso devemos sempre buscar nos auto-educar para um trânsito mais seguro. Existem algumas doenças que matam, mas hoje em nível mundial, especialmente entre os jovens, o número de mortes no trânsito é alarmante. Uma doença muitas vezes não é possível evitar, mas o acidente no trânsito é perfeitamente evitável”, pontuou Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.

O mês de maio foi fixado em 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. “Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza”, explica Mendes, frisando que a preocupação com a melhoria da segurança no trânsito tem que ser contínua. “Trânsito tem que ser pensado todo o dia. Respeito ao próximo, às leis. Multa tem que ser a última instância. A conscientização tem que vir em primeiro lugar. A pessoa tem que ter em mente que ao falar ao celular dirigindo, dirigir acima do limite de velocidade, não respeitar a faixa de pedestre ou furar o sinal vermelho, por exemplo, vai estar assumindo o risco de matar alguém. Multa tem um valor, já a vida não tem preço, uma vez perdida não tem como recuperar e é isso que as pessoas devem pensar em primeiro lugar, basta ter educação no trânsito”, reforça Mendes.

A programação definida para o “Maio Amarelo” em Apucarana tem na próxima sexta-feira (03/05), com doação de sangue no Hemonúcleo. “A equipe do Idepplan, com destaque os agentes de trânsito, vão realizar este ato simbólico, conclamando que a sociedade faça o mesmo ao longo de todo o ano, pois quando pensamos em acidente no trânsito, um dos itens mais urgentes sempre é a disponibilidade de sangue para atendimento às vítimas”, comenta Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.

No dia 4 de maio, das 9 às 10 horas, na área central, está previsto a realização de um passeio ciclístico organizado pela Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana. Dia 11, das 9 às 11 horas, na Praça Rui Barbosa, a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), irá promover um evento de conscientização com a presença de cadeirantes. No dia 18, das 9 às 10 horas, na área central, o “Maio Amarelo” prevê passeio motociclístico organizado pelo motoclube de Apucarana. “No dia 25, das 9 às 11 horas, na Praça Rui Barbosa, iremos promover uma simulação de acidente de

trânsito, onde a população poderá acompanhar toda dinâmica que envolve o trabalho de resgate às vítimas”, conta Mendes. A programação do movimento será encerrada no dia 27 de maio, das 14h30 às 16 horas, com blitz educativa na área central. “A intenção é que esse grupo de entidades se mantenha mobilizado após o Maio Amarelo para que o Conselho Municipal de Trânsito seja reativado”, finaliza Mendes.

Sobre – Uma organização da Prefeitura de Apucarana, através do Idepplan, o Movimento Maio Amarelo tem apoio da Guarda Municipal de Apucarana, 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hemepar, Adefiap, Associação Terra Brasil dos Ciclistas de Apucarana, Detran Paraná, Fecomércio PR, Samu, Senac e auto-escolas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber