Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

PM faz homenagem a Tiradentes " Patrono das Polícias do Brasil"

.

foto - Maicon Sales
foto - Maicon Sales

O 10º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Apucarana realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma solenidade em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, Patrono das polícias do Brasil.

Tiradentes é lembrado como símbolo de coragem e amor à pátria. Se destacou entre todos os outros que lutaram pela Independência do Brasil, pelo fato de ter mostrado grande bravura e exercer sua labuta nas milícias que cuidavam da ordem pública na época do Brasil Colônia.

Major Roberto Cardoso, comandante do 10º BPM, enalteceu a importância de Tiradentes para a corporação. “Foi o primeiro grande patriota brasileiro e deu sua vida em prol da nação", afirmou.

Ainda segundo o major, o patrono é referência na busca de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. “Tiradentes tem um histórico de dedicação muito à frente do tempo em que viveu, visando uma nação independente, um povo livre, soberano e democrata."

História: 
Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes nasceu em 12 de novembro de 1746, foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis.

Devido sua participação no movimento, foi morto em em 21 de abril de 1972, enforcado e esquartejado. A data virou feriado nacional no Brasil.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber