Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Igreja Ucraniana erguerá memorial em terreno cedido pela prefeitura

.

A Igreja Ucraniana Divino Espírito Santo, de Apucarana, através da Associação Cultural Étnico Ucraniana de Apucarana (ACEUA), anunciou nesta sexta-feira (05/04) a construção de um memorial para divulgar e preservar a história da colônia no município. A obra será executada em terreno de 679 metros quadrados pertencente à Prefeitura de Apucarana, localizado ao lado da sede da igreja, na Rua Osório Ribas de Paula.

O documento de cessão de uso e ocupação da área foi entregue pessoalmente pelo prefeito Júnior da Femac ao pároco José Hadada. “Aos 75 anos, nossa querida Apucarana olha sua história e identifica algumas riquezas. Uma delas é a presença do Padre José Hadada. Ele simboliza essa força da grande colônia ucraniana que nós temos em Apucarana. A maior do norte do Paraná. É um orgulho para nós podermos participar deste momento, passando hoje a cessão deste terreno à igreja”, disse o prefeito.

Ele parabenizou a iniciativa da ACEUA em erguer um memorial. “Será um local belíssimo onde toda Apucarana poderá apreciar a cultura ucraniana, com a parte dos artesanatos (pêssankas) e toda a sua rica história e tradição. Haverá também um grande campanário que será colocado em cima deste memorial. Agradecendo ao Padre José Hadada, agradeço a cada membro da colônia ucraniana que ajudou a construir e ainda hoje constroem a cidade de Apucarana”, concluiu o prefeito Júnior da Femac.

Padre José Hadada fez questão de agradecer a atitude do prefeito de Apucarana. “Essa cessão já havia sido garantida, como um compromisso conosco, e hoje selado através de documentação. Os ucranianos fazem parte da história do município, junto com os japoneses que foram os primeiros que aqui chegaram, e a nossa intenção é que com o memorial seja preservada toda essa história”, afirmou Hadada. Ele explica que o memorial contará com um museu. “Exposição de pêssankas, bordados e outros materiais para que a história do nosso povo fique preservado”, concluiu o padre de rito ucraniano católico.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber